Imprimir

Imprimir Notícia

08/04/16 às 18:59

Alugar ou comprar um imóvel: o que pode ser mais vantajoso?

Comprar ou alugar um imóvel é sempre um dilema para os brasileiros, principalmente diante dos últimos anos, que apresentaram um cenário econômico oscilante e incerto.
 
As duas modalidades de negócio exigem pesquisa e cautela, pois são dívidas que geralmente são contraídas por um período prolongado e envolvem um planejamento financeiro de longo prazo.
Vantagens e desvantagens da compra.

A aquisição de um imóvel próprio tem poucas desvantagens. Por se tratar de um investimento sólido e com grande probabilidade de valorização, a compra pode ser a solução tanto para quem busca a casa própria quanto para aqueles que pretendem contar com uma fonte de renda extra, alugando-o.
 
Mesmo com as mudanças nas linhas de financiamento dos bancos, ainda é possível encontrar uma série de empresas do segmento oferecendo várias opções de imóveis ainda na planta.
 
Além do preço menor do que de um imóvel pronto, uma casa ou apartamento que ainda está sendo construído oferece uma infraestrutura nova, poupando despesas com a manutenção da edificação.
 
Um ponto que dificulta a aquisição de um imóvel é planejamento financeiro. O valor da entrada requer um investimento alto, mas, na maioria dos casos, pode ser facilitada com a utilização do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho).
 
Depois de acertados os valores das parcelas, que geralmente duram mais de uma década, é necessário equilíbrio e estabilidade financeira para o pagamento mensal. Passado este período, o investimento se torna um bem de grande valor comercial.

Vantagens e desvantagens do aluguel

A grande vantagem de alugar um imóvel é o baixo investimento inicial. Normalmente, os contratos de locação exigem um fiador ou mesmo o depósito de alguns meses adiantados de aluguel. Esses valores não são tão expressivos quanto os da entrada na compra de um imóvel.
 
No entanto, todo o dinheiro empreendido no pagamento dos aluguéis mensais não volta para o locador, que também precisa arcar com as taxas do imóvel, como condomínio e IPTU, mesmo que os valores fiquem menores do que as parcelas de um financiamento.
 
Além disso, os custos com aluguel e despesas sofrem reajustes periódicos, aumentando ainda mais o investimento sem retorno. O aluguel é vantajoso se o locatário determinar um prazo para a negociação, visando economizar um valor do seu orçamento para, posteriormente, investir na compra de um imóvel.
Imprimir