A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) vem a público externar sua mais veemente repulsa ao discurso proferido no dia primeiro de abril, no Palácio do Planalto em Brasília, por dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), incitando publicamente, em presença da mais alta mandatária do País, a prática generalizada do crime e incentivo à invasão em fazendas e gabinetes de autoridades com declarada finalidade política.
Causa ainda maior preocupação a conivência das autoridades presentes expressa no eloquente silêncio que demonstraram.
Manifestações dessa natureza, proferidas do centro político do Poder da República, evidenciam ousadia extrema e gritante desrespeito ao Estado Democrático de Direito.
É inadmissível a atitude do representante da Contag que não pode colocar-se acima da Lei e da Justiça na certeza da impunidade. A Famato repudia com veemência tal atitude.
Diante disso, a Famato entrou nesta terça-feira (05/04/2016) com uma representação no Ministério Público Federal para que tome providências para apurar a responsabilidade penal do representante da Contag e de quem estiver estimulando e/ou colaborando com invasões em propriedades rurais.
Cuiabá, 05 de abril de 2015.
Rui Carlos Ottoni Prado
Presidente do Sistema Famato/Senar