Imprimir

Imprimir Notícia

27/03/16 às 07:32 | Atualizada: 27/03/16 às 17:24

Auto da Paixão gera 950 empregos temporários

Em plena crise econômica no país, o Governo de Mato Grosso gera 950 empregos temporários com a realização do Auto da Paixão de Cristo, retomado em 2016 dentro da proposta do Programa Emprega Rede que é de promover a inclusão social e produtiva do público vulnerável.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda calcula 150 empregos diretos no local do evento, mais 550 empregos indiretos na construção, montagem do cenário e outros serviços contratados e necessários à viabilização do evento, coodenado pelo Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), que tem à frente a primeira dama Samira Martins.

Além destes, o grupo Cena Onze reúne 250 atores amadores e profissionais para a encenação do Auto da Paixão de Cristo. Segundo o diretor do espetáculo, Flávio Ferreira, todos estão recendo cachê, vale alimentação e vale transporte.

Valdiney de Arruda faz questão de frisar que 80% dos atores pertencem ao público vulnerável. “Só retomamos o espetáculo com a condição de que ele viria para promover a inclusão de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”.

Entre eles estão incluídos recuperandas do Presídio Feminino Ana Maria do Couto, haitianos, indígenas, crianças e adolescentes acolhidas em casas lares, adolescentes que cumprem medida socioeducativa, trabalhadores do aterro sanitário e recuperandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá.

Além da participação como atores, este público trabalhou na construção do cenário, na confecção do figurino e também na maquiagem dos personagens.

Renda
O evento ainda está gerando renda. São cerca de 30 artesãos comercializando diferentes produtos na praça de artesanato e mais de 20 comerciantes na praça de alimentação. Seguranças foram contratados para trabalhar dentro do local e no estacionamento, além de uma grande equipe de apoio.

Programação
O evento segue até domingo de Páscoa (27.03) no Memorial Papa João Paulo II, no bairro Morada do Ouro. Os portões são abertos às 17h. Das 18h às 20h e das 21 às 22h, shows música gospel são realizados no palco alternativo. O espetáculo é apresentado das 20h às 21h. No local, há praça de alimentação e de artesanato, espaço infantil e estandes dos parceiros.

Parceiros
O Auto da Paixão de Cristo 2016 é uma realização do Governo do Estado, por meio do Núcleo de Ações Voluntárias, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, e do Grupo Cena Onze.
São parceiros da iniciativa as secretarias de Cultura(Secel), Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Meio Ambiente (Sema), Câmera dos Dirigentes Lojistas (CDL), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Federação da Indústria de Mato Grosso (Fiemt), Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores, Senac, Arquidiocese de Cuiabá, Conselho de Ministros Evangélicos de MT, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), TV Centro América, Juizado da Infância e da Adolescência de Cuiabá, NET e Colégio Master.
Imprimir