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09/01/25 às 12:09

Sinfra deixa fora do leilão de concessão trecho da MT-326, entre Água Boa e Cocalinho; Dr. Eugênio argumenta custo para o frete

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) comemorou a retirada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) do trecho da MT-326, entre Água Boa e Cocalinho, do leilão das concessões do Governo do Estado, o que impactaria com cobrança de pedágio e aumento de custo do frete.

O trecho entre os dois municípios tem minas de calcário e transporte do material, importante para a utilização no solo para a agricultura e outros usos, tanto em Mato Grosso como no vizinho Estado de Goiás. Deputados trataram do assunto em reunião na quarta-feira (8/1/25), no Colégio de Líderes, na sede da Assembleia Legislativa, com o secretário Adjunto de Logística e Concessões da Sinfra-MT, Caio Felipe Caminha Albuquerque.

“Essa concessão, nesse primeiro momento, seria prejudicial e aumentaria nossos fretes. E a Sinfra-MT deixou de fora do leilão o trecho da rodovia MT-326, ligando a BR-158, em Água Boa, até Cocalinho”, afirma o deputado.

“Permanecerá o trecho de Paranatinga até o entroncamento da BR-158, no município de Canarana, fazendo com que esse outro trecho até Cocalinho fique fora. Não haverá cobrança de pedágio e isso ter custo para o nosso transporte. Então, houve um bom senso e quero agradecer a Sinfra-MT por esse entendimento”, completou o deputado Dr. Eugênio.

O leilão de concessão (licitação) planejado pelo Governo do Estado prevê o lote 5 (Rodovia da Integração), com extensão de 308,26 Km, entre os municípios de Paranatinga e Canarana. A previsão é que esse trecho tenha estimativa de tarifa máxima de R$ 13,12 a ser cobrado pela empresa que ganhar a licitação.

Sobre o programa de concessão

O Programa de Concessões Rodoviárias 2023-2026 Fase I do Governo de Mato Grosso tem o objetivo de viabilizar investimentos e melhorar as rodovias estaduais. Essa etapa envolve o leilão de 2.104,4 Km de rodovias em 6 lotes de concessão. Os critérios para a empresa ganhadora da licitação serão menor valor da tarifa apresentada e mais investimento.

O plano da atual gestão é dobrar as rodovias pavimentadas do Estado, de 6.987 Km em 2018 para 14 mil Km em 2026. O que alteraria a malha rodoviária estadual pavimentada de 22% para 44%. De 2019 até novembro do ano passado, o Governo do Estado pavimentou 11.942 Km.

Veja os lotes do Programa de Concessão do governo e suas características.

Lote 1 – Rota do Arinos, 237,59 Km (Juara a Tapurah)

Lote 2 – Rodovia da Produção, 418,56 Km (Nova Mutum a Campo Novo do Parecis)

Lote 3 – Rota do Rio Acima, 161,37 Km (Cuiabá a Rosário Oeste)

Lote 5 – Rodovia da Integração, 308,26 Km (MT 020 e MT-326) – Paranatinga a Canarana

Lote 6 – Rodovia Multimodal, 634,35 Km (Campo Verde a Sinop)

Lote 8 – Rota Juruena, 344, 15 Km (Brasnorte a Castanheira).
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