Imprimir

Imprimir Notícia

25/03/16 às 10:23

Rondonópolis deve ganhar universidade

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem que encaminhará ao Congresso o projeto de criação da Universidade Federal de Rondonópolis, que nada mais é que a emancipação do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na cidade, que passa a ser chamada de Universidade Federal do Cerrado (UFCer).

O anúncio foi feito durante o encontro de Dilma com parte dos membros da bancada federal mato-grossense, entre eles o senador Wellington Fagundes e os deputados Ságuas Moraes, Carlos Bezerra e Valtenir Pereira. Participou ainda o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Segundo o senador Fagundes, a criação estimula o desenvolvimento regional, além de incentivar a promoção do conhecimento. “Inúmeras pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente, porque a universidade não só produz aquilo que é importante, que é o conhecimento, mas também abre uma série de oportunidades”.

Já Bezerra destacou que o anúncio é uma vitória para todas as pessoas que participaram do comitê de criação da UFCer – composto por vários segmentos da sociedade do município. “Foi uma vitória com a participação de muitas pessoas, de praticamente toda a bancada federal e de deputados estaduais”.

A UFCer já possui toda a infraestrutura necessária. Atualmente, são quatro mil alunos, 279 professores, além de cursos de graduação, mestrado e doutorado. O Ministério da Educação (MEC) já havia se manifestado a favor da autonomia do campus, mas tudo dependia de uma autorização da presidência.

“Não temos uma população muito grande, mas é um estado que recebe pessoas de todos os lugares, é um estado de oportunidades”, frisou.

A emancipação do campus já vinha sendo debatida há algum tempo e contou com o apoio, além das lideranças políticas, dos professores e reitores da UFMT.
Imprimir