Imprimir

Imprimir Notícia

10/06/15 às 18:22

10 dicas simples para uma casa mais sustentável

A sustentabilidade é hoje uma importante preocupação da população em todo o mundo. Além das medidas coletivas que são fundamentais para mudar a forma de relação dos seres humanos com o meio ambiente, cada iniciativa individual é fundamental.
 
É preciso começar em cada casa, desde sua construção, a optar pela sustentabilidade. Qualquer projeto, mesmo que realizado sem essa preocupação, pode se adaptar para incorporar o tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
 
Segundo a arquiteta Keyth Costa, “com algumas simples alterações na estrutura da casa, e mudanças nos hábitos cotidianos da família, é possível alcançar uma boa redução dos impactos ambientais causados pelo ambiente doméstico”.
 
Para o professor Elias Horácio, os benefícios vão além da diminuição do uso dos recursos naturais. “Na minha casa adotamos algumas medidas simples para sermos mais sustentáveis, e na verdade fomos beneficiados com um aumento da economia das contas, o que nos incentiva a continuar”, explica.
 
Confira as dicas para ter uma casa mais sustentável:
 
  1. Troque seu vaso sanitário comum por um que permita acionar diferentes quantidades de água dependendo do tipo de resíduo (sólido ou líquido). Essa medida pode levar à economia de até 36 litros de água por dia, em uma família de três pessoas.
     
  2. Se você mora em uma região muito quente e usa constantemente aparelhos de refrigeração, procure sempre optar pelo ventilador, que é mais ecológico e econômico do que o ar-condicionado.
     
  3. Conserte todo tipo de vazamento que possa haver nos canos da sua casa. Igualmente acabe com os “pinga-pingas” das torneiras, que gastam milhares de litros de água por ano. Mantenha sua bomba de água sempre em bom estado e a troque caso apresente muito desgaste, pois isso também ajuda na economia da água. Veja alguns modelos aqui.
     
  4. Economize o máximo possível de energia, só acenda luzes quando necessário, e nunca esqueça de apagá-las. Opte também por lâmpadas mais econômicas, como as de LED ou fluorescentes, por exemplo.
     
  5. Se algum móvel precisar ser trocado, busque reformá-lo ao invés de comprar um novo. Isso ajuda a preservar a madeira da natureza, e evita a produção desnecessária de lixo.
     
  6. Opte por implantar janelas grandes para aproveitar ao máximo a luz solar e a ventilação, economizando muita energia.
     
  7. Compre sempre eletrodomésticos com selo A da Procel, pois são os que consomem a menor quantidade de energia elétrica. No caso da geladeira, além do selo, uma boa dica é não abrir a porta desnecessariamente, e também não guardar alimentos quentes dentro dela, que exigem maior trabalho para resfriamento.
     
  8. No caso de qualquer obra ou reforma em casa, não jogue os materiais restantes no lixo e guarde o que estiver em bom estado. Além de diminuir a quantidade de entulho, você ainda terá material para usar quando necessário, economizando também financeiramente.
     
  9. Sempre evite limpar garagens, quintais e calçadas com água corrente. Busque varrer frequentemente e apenas quando muito necessário, uma vez ao mês no máximo, lavar com água e sabão.
     
  10. Colete água da chuva, pois é uma medida simples de se realizar, e que te permite economizar muita água. Ela pode ser usada para lavar os quintais, regar as plantas, e até mesmo dar descarga nos banheiros.
Imprimir