Estudantes da rede estadual podem se inscrever nos cursos técnicos da Seciteci a partir de segunda-feira (07)
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) ofertará 2.240 vagas para 17 cursos técnicos gratuitos em 17 municípios. As inscrições começam na próxima segunda-feira (07.10) por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) e são para aulas no primeiro semestre de 2025.
As inscrições poderão ser feitas do dia 07.10 a 25.10. O prazo vale para alunos da rede estadual que farão a rematrícula para o ensino médio em unidades escolares que contam com a parceria Seciteci/Seduc. Nesse caso, os estudantes poderão fazer também curso técnico concomitante intercomplementar, ou seja, modalidade em que há aulas do ensino regular e técnico no mesmo período de estudo.
Os alunos que ainda não estudam em escolas da parceria Seciteci/Seduc precisarão aguardar o prazo de matrícula (19.11 a 22.11) para ingressar nessas unidades e também comunicar o interesse conforme a disponibilidade de vagas para curso concomitante intercomplementar.
No caso das vagas para cursos técnicos concomitantes em que o aluno cursa o ensino médio num período e o ensino profissionalizante em outro, ou até mesmo em unidade escolar diferente, o prazo de matrícula será divulgado em breve, assim como a data de inscrição para cursos técnicos subsequentes, destinado a pessoas que já concluíram a educação básica.
As aulas ocorrerão já no primeiro semestre de 2025 nos períodos matutino, vespertino ou integral. Mais informações podem ser obtidas diretamente na secretaria das escolas parceiras ou nas escolas técnicas estaduais (Acesse aqui os contatos).
Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, essa é uma oportunidade para as pessoas se prepararem para o mercado de trabalho com cursos de qualidade. “A pessoa terá dois diplomas: o do ensino médio e o de um dos nossos cursos que atendem as demandas regionais. É o governo de Mato Grosso cumprindo sua missão em qualificar nossa população com ensino técnico, tecnológico e profissionalizante reconhecido em todo o Estado”.
Para a definição dos cursos técnicos ofertados, a Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Superior da Seciteci identificou as vocações de cada região, buscando disponibilizar áreas que atendam às necessidades locais.
Os cursos são de: técnico em informática, biocombustíveis, sistemas de energia renovável, agropecuária, contabilidade, agroindústria, agronegócio, farmácia, saúde bucal, logística, manutenção de máquinas industriais, redes de computadores, manutenção e suporte em informática, técnico em agricultura, administração, enfermagem, meio ambiente e segurança do trabalho.
Mais detalhes sobre cursos e cidades podem ser obtidos no link (Acesse aqui).