Imprimir

Imprimir Notícia

01/10/24 às 13:27

Eclipse solar desta quarta-feira (2) não será visível em 99% de Mato Grosso

Nesta quarta-feira, 02 de outubro, ocorrerá um eclipse solar do tipo anular que passará pelo sul da América do Sul.  No Brasil, nos lugares possíveis de observação do eclipse solar, só ocorrerá um eclipse parcial do Sol. Os locais no sul do nosso país estarão favorecidos para a observação do fenômeno: quanto mais ao sul estiver o observador maior será a área eclipsada.

Em 99% de Mato Grosso o eclipse solar parcial não será visível.  Em Alto Araguaia, no sul de Mato Grosso, por exemplo, será matematicamente possível ver o eclipse solar, mas, na prática, será muito difícil isso ocorrer: apenas uma área ínfima do Sol ficará escura, com magnitude de 2,2%. Ou seja, apenas 2,2% do diâmetro do Sol ficará escurecido, no lado esquerdo do disco solar.  Em Alto Araguaia o eclipse solar iniciará às 16h21, o máximo ocorrerá às 16h38, e o final ocorrerá às 16h54.

Em termos práticos, não será possível observar o eclipse solar em Mato Grosso. Nas regiões acima de Mato Grosso, como Rondônia e Amazonas, o eclipse solar também  não será visível.

As informações são da doutora em Astronomia Telma Cenira Couto da Silva.
Imprimir