Imprimir

Imprimir Notícia

21/05/24 às 17:30

Unimed Araguaia realiza palestra e ação na sede da cooperativa em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco

A Unimed Araguaia realizará, nesta quinta-feira dia 23 de maio, palestra de conscientização sobre o Dia Mundial sem Tabaco, às 19:30h no auditório da cooperativa em Barra do Garças. Estarão presentes colaboradores, beneficiários e um grupo de estudantes do Univar – Centro Universitário do Vale do Araguaia.

A palestra será conduzida pela médica oncologista do Instituto de Oncologia do Araguaia, Dra. Anne Beatriz. O objetivo será orientar sobre os malefícios causados pelo consumo de tabaco e suas diferentes formas de comercialização.
 
“Sabemos que hoje, além dos cigarros tradicionais são comercializados os narguilés e os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) conhecidos como “pen-drives”, que mesmo com sua comercialização proibida no país, são muito utilizados entre jovens e adolescentes em todo o Brasil, e causam muitos malefícios para a saúde. Essa palestra visa conscientizar para os perigos e danos causados por todas as formas de tabagismo. Importante os jovens e adultos entenderem que o cigarro causa dependência química e que as substâncias liberadas por esses produtos são causadoras de doenças como o câncer, que mata milhões de pessoas todos os anos, em todo o mundo. Prevenção e informação são os melhores caminhos para evitar essas consequências”, esclareceu a Oncologista do Instituto de Oncologia da Unimed.


Ação de Conscientização

O programa Viver Bem da Medicina Preventiva, também realizará, no dia 31 de maio, uma ação de conscientização para o “Dia Mundial Sem Tabaco”. Onde será montada em frente à sede da Farmácia Unimed Araguaia uma tenda para distribuídos de folhetos educativos sobre o tema e dicas de hábitos saudáveis.

“O objetivo da iniciativa será ampliar o nível de conscientização sobre os malefícios provocados pelo tabagismo, promovendo ações que levem os fumantes (ativos e passivos) a refletirem sobre esse vício que provoca milhares de mortes.”, explica Suely Maria, coordenadora do Espaço Viver Bem que possui grupos de beneficiários que participam das atividades do Programa “Você Sem Tabaco”, que inclusive já conseguiu êxito na cessão do tabaco por parte de vários participantes.


A data

Comemorado em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes causadas pelo uso do tabaco. O cigarro mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo.
Imprimir