Operação 'Ouro Viciado': Forças Unidas Contra o Crime Ambiental
No último domingo, a Polícia Rodoviária Federal, em colaboração com a Polícia Federal, Exército Brasileiro, FUNAI, Força Nacional, Gefron/MT e Ciopaer/MT, participou da impactante Operação “Ouro Viciado” em Pontes e Lacerda, Mato Grosso.
Durante três dias intensos, equipes realizaram barreiras e incursões nas áreas ocupadas pelo garimpo ilegal.
O resultado foi impressionante: mais de 12 milhões de reais em equipamentos destruídos, incluindo 22 pás-carregadeiras, 39 motores estacionários, 2 bombas d'água, 1 gerador e 2 britadeiras retirados de circulação.
A operação contou com apoio aéreo da PRF, por meio de uma aeronave e três Policiais Rodoviários Federais do Núcleo de Operações Aéreas do MS (NOA-MS) e também do Ciopaer e , além de embarcações para acessar áreas remotas.
Agora, as investigações concentram-se em desmantelar os financiadores por trás desse crime ambiental, protegendo os recursos naturais e as comunidades locais.
A Operação "Ouro Viciado" busca interromper o financiamento da degradação ambiental e seus impactos devastadores. Uma demonstração poderosa de cooperação e compromisso pela segurança e sustentabilidade em nossa nação.
O futuro da Terra Indígena Sararé está sendo reconstruído com respeito e sustentabilidade.
Por um amanhã seguro e sustentável. Juntos, fazemos a diferença.