Imprimir

Imprimir Notícia

16/08/23 às 16:44

Alunos de MT aprendem a criar robôs a partir de materiais recicláveis; projeto passará por Água Boa

A partir do dia 23 de agosto, alunos da rede pública do Mato Grosso participam do projeto Robótica nas Escolas, programa de oficinas que incentiva a criação tecnológica, a criatividade e estimula a reciclagem. O projeto, que já percorreu diversas cidades em estados como Santa Catarina, Amazonas e São Paulo, tem realização da NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, e patrocínio do Banco CNH Industrial, Case IH e CASE Construction Equipment. Agora, as atividades passam por Campinápolis, Santa Maria, Água Boa e São Félix do Araguaia.
 
“As crianças têm uma natureza inventiva e têm um processo de aprendizado que passa o tempo todo pela criatividade e pelas brincadeiras. Além disso, introduzir a robótica no ambiente escolar, usando como ferramenta materiais recicláveis, é literalmente fazer um investimento no futuro, porque os conceitos da robótica e da sustentabilidade estarão cada vez mais presentes no nosso dia a dia”, revela Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade do Grupo CNH Industrial para a América Latina.
 
Contemplando cerca de 600 alunos, nas oficinas eles aprendem sobre reciclagem, circuitos eletrônicos, a construção de robôs e os principais conceitos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU. “Assim como todos os projetos da NTICS, esta é mais uma iniciativa que visa levar recursos, ideias e ações práticas para aproximar a comunidade escolar da sustentabilidade. Mais do que trazer educação formal, a escola é o ambiente em que os alunos começam a tomar consciência acerca da cidadania, do cuidado com o meio ambiente, do respeito ao próximo e também onde passam a refletir sobre como será o nosso futuro. O projeto Robótica nas Escolas surge justamente para cumprir este papel, unindo inovação e educação”, completa Igor Furniel, CEO do Grupo Nest.
 
Depois de construírem seus robôs, os alunos poderão participar da Feira de Ideias, evento no qual eles apresentam seus trabalhos e os submetem à avaliação de um júri formado pela equipe do projeto. O dono do robô que for eleito como vencedor - considerando seu funcionamento, a criatividade, o uso dos materiais e a estética - é premiado com um tablet que servirá tanto para os estudos como para uso pessoal. As ações do projeto ocorrem até o dia 21 de setembro.
 
CRONOGRAMA
23 a 25/08 - Campinápolis
28 a 30/08 - Água Boa
31/08 e 01/09 - Santa Maria
04 a 06/09 - São Félix do Araguaia
Imprimir