Empreendedorismo em casal - saiba as estratégias para o sucesso
De acordo com estudos recentes da GoDaddy, 92% dos empreendedores brasileiros relatam estar confiantes no crescimento de sua renda em 2023. Para atingir tal resultado, seus planos de negócio são estruturados com base nas melhores estratégias para alcançar o sucesso. A presença de um parceiro para dar início a uma empresa, por exemplo, tem sido uma opção recorrente no cenário nacional.
A fisioterapeuta e diretora de operações (COO) da Acuidar, Jéssica Ramalho, 31, conta que a presença de seu marido foi essencial para o crescimento do negócio. “Funcionamos como diferentes que se completam, um quebra-cabeça, uma peça que se conecta com a outra. Dentro dos negócios, funciona da mesma forma, fazendo com que a empresa cresça e dê certo”, explica acerca de como os dois se equilibram para manter o bom funcionamento da franqueadora de cuidadores.
Jéssica conta que, em 2016, quando a empresa foi criada, Vitor Hugo de Oliveira, 36, ainda não se dedicava integralmente ao negócio. Quando a ideia de uma expansão a nível nacional surgiu, o cônjuge abriu mão de suas atividades fora do empreendimento para dedicar-se exclusivamente à franqueadora. “Mantemos o meu olhar e o dele juntos para que a empresa cresça de forma cada vez mais acelerada. “Se um de nós estivesse sozinho nesse momento, não teríamos dado um passo tão importante para o fortalecimento da marca a nível nacional” - a união foi a chave para que, em três anos no setor do franchising, a empresa já contasse com mais de 80 unidades no país.
“Sempre que eu tenho ideia para algo, mas estou com medo e acabo travando, Vitor tem coragem de pegar na minha mão e dizer ‘estou com você, se der errado ou certo, estamos juntos”’, completa Ramalho. A fisioterapeuta explica que o modo como a personalidade do casal se completa foi um fator essencial para a ascensão. Enquanto seu esposo atua mais no setor técnico e de finanças, a fisioterapeuta busca aprimorar o conforto dos pacientes e a qualidade do serviço. Ela ressalta que seu jeito acelerado de ser funciona melhor quando junto de seu parceiro, calmo e tranquilo.
A parceria foi tão eficaz que, a maioria das unidades da franqueadora, é gerenciada por casais. “Sempre verão fotos de um casal de pessoas que se juntaram por um objetivo e se completam na vida pessoal e profissional. Acredito que algumas pessoas se identificam com isso, e se torna uma inspiração”, esclarece Jéssica acerca da razão que leva os cônjuges a empreenderem juntos.
“Diante da dificuldade, ter alguém que te encoraja e te faz avançar cada vez mais é essencial. É algo muito vantajoso. Faz vocês crescerem juntos, visualizarem o mesmo alvo e terem a mesma missão, o mesmo propósito”, finaliza Ramalho.
Sobre a Acuidar:
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a Acuidar conta com mais de 80 unidades inauguradas e entrou para o mercado de franchising em 2020.
A rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com as opções de diárias avulsas e planos mensais. Também estão disponíveis serviços de cuidados multiprofissionais, com fisioterapia, atendimento médico, acupuntura, psicólogo, enfermagem, nutricionista, terapia ocupacional e fonoaudiólogo.