Imprimir

Imprimir Notícia

17/02/16 às 20:23

ABU DHABI - Governador se reúne com representantes da Fundação Clinton e do Instituto Pro-Natura

O governador Pedro Taques, juntamente com representantes da Assembleia Legislativa e da Comitiva de Mato Grosso, se reuniu com responsáveis da Fundação Clinton e do Instituto Pro-Natura, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, para apresentar as potencialidades do Estado e consolidar investimentos para o Pantanal e para a agricultura de Mato Grosso.

Nesta quarta-feira (17.02), o governador liderou um debate com a Fundação Clinton e a comitiva do Estado para discutir diversos projetos para o crescimento do agronegócio de maneira sustentável e a retomada do projeto BID Pantanal.

No Brasil, o Governo do Estado já havia iniciado uma conversa com o Instituto Pro-Natura para a retomada do BID Pantanal, projeto que previa um investimento de US$ 400 milhões em infraestrutura, estudos e saneamento para as cidades da região do Pantanal, mas que se encontra paralisado desde 2003.

A Fundação Clinton já vem atuando em diversos países da América Latina, África e Ásia na criação de projetos que visam o desenvolvimento econômico e tecnológico.

Taques também apresentou o plano de criação de um novo parque tecnológico em Cuiabá que poderá auxiliar ainda mais no desenvolvimento dos projetos.

“Nosso projeto estratégico de desenvolvimento se baseia em três palavras: produzir, conservar e incluir. Nós temos 63% do nosso território preservado, o que corresponde ao tamanho da França ou do estado da Califórnia. Na área restante, temos 16 milhões de hectares de pastagem de baixa produtividade e queremos transformar 6 milhões de hectares, divididos em aumentar a produção agrícola, aumentar a pecuária e floresta plantada. Em 10 anos, nossa produção poderá chegar a 80 milhões de toneladas, o que representaria quase metade do que o Brasil produz, sem que seja preciso desmatar uma árvore”, afirmou o governador.

Marcelo de Andrade, presidente e fundador da Pro-Natura Network – Brasil, elogiou a iniciativa do Governo de Mato Grosso em se unir com entidades representativas em busca de investimentos.


“Mato Grosso é como um diamante pouco conhecido. É um estado que tem os recursos naturais maior que a maioria dos países do mundo, uma capacidade de produção e seriedade profissional quase incomparável e agora conta com um governo extremamente sério e crível, com uma equipe muito profissional. Essas são as condições que qualquer investidor internacional busca para investir”, disse Andrade.

Após a reunião, a Fundação Clinton também sinalizou com a possibilidade de uma parceria com o Estado, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para execução do projeto da ‘AgroAceleradora’, que vai incentivar a formação de empresas do modelo startups voltadas à produção de soluções tecnológicas para o agronegócio de Mato Grosso.

Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, a Fundação reconheceu a importâncias de planos na área da Agricultura e do meio ambiente, por serem dois fatores fundamentais para a continuidade da sociedade. “A Fundação Clinton gostou muito desse projeto, dizendo que tem tudo a ver com inovação, e ainda mais na agricultura. E isto é muito importante para o mundo, que precisa muito de alimentos".

Agenda no exterior

A missão em Abu Dhabi segue até esta quinta-feira (18.02) com programações no Fórum Global para Inovações na Agricultura (GFIA), evento que reúne as maiores empresas da atividade no mundo. (Com assessoria da Famato)
Imprimir