Projeto de enfrentamento à fome chega à aldeia indígena em Canarana
O projeto Cibus – Você tem fome de quê?, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, chegou à Aldeia Wamariwê, no município de Canarana, distante 649 km de Cuiabá. Aproximadamente 160 indígenas da etnia Xavante já iniciaram os preparativos para o plantio e manejo das hortaliças. Além da aldeia, 29 unidades de ensino foram contempladas com hortas do projeto.
A chegada dos insumos na aldeia foi comemorada por adultos e crianças. Foram entregues baldes, bandeja de germinação, luvas de borracha, pás, regadores, tesoura de poda, rastelo, mangueira, carrinho de mão, substrato de plantio, sementes, calcário, entre outros itens.
A coordenadora do projeto Cibus, promotora de Justiça Maria Coeli Pessoa de Lima, acompanhou a entrega dos insumos e adiantou que os canteiros já foram preparados. “Ao que tudo indica, em 20 dias teremos mudas nas bandejas e em 50 dias a horta já estará produzindo. Todos estão cheios de expectativas e animados com o projeto”, afirmou a promotora de Justiça.
Idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos e Segurança Alimentar, o “Cibus – Você tem fome de quê? prevê várias ações com intuito de fomentar a implementação de mecanismos que visam garantir o efetivo acesso à alimentação adequada e de qualidade à população.
Entre as medidas previstas, estão a articulação com o Estado para a efetivação da Política de Segurança Alimentar, implantação de hortas nas instituições de ensino da rede pública de educação, como forma de incentivar a produção e o consumo de alimentos de qualidade, produção de vídeo educativo para alunos da rede pública de ensino, entre outras.