Imprimir

Imprimir Notícia

30/11/22 às 18:03 | Atualizada: 30/11/22 às 18:17

Dr. Eugênio defende setor produtivo e critica burocracia da SEMA

Representando o Vale do Araguaia, o deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva destacou, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (30), que está ao lado do setor produtivo nas cobranças para que o Governo do Estado reajuste a máquina pública com o intuito de dar mais celeridade às licenças ambientais, tais como o Plano de Exploração Florestal (PEF). 

“Para se começar a falar em qualquer tipo de desmatamento ilegal, primeiro o Governo tem que fazer o dever de casa. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) tem que fazer o dever de casa. É inadmissível que um Cadastro Ambiental Rural (CAR) demore dois anos para ser expedido”, disparou Dr. Eugênio, pontuando ainda que somente estão sendo solucionados os casos que recorrem à esfera judicial. 


Foto: Diogo Palomares
Para o parlamentar, além de intensificar o quadro de analistas do órgão - 40 novos foram contratados, conforme anuncio do governador Mauro Mendes -, o Governo precisa desburocratizar o sistema governamental, principalmente o fundiário, que é um dos mais graves já identificados. O mesmo posicionamento foi feito pelo parlamentar junto aos representantes do setor produtivo, dentre eles, Famato, Acrimat, Acrismat, Ampa, Fórum Agro, nesta terça-feira (29), na sede do Governo do Estado.

Foto: Diogo Palomares
“Nenhum produtor quer trabalhar na ilegalidade. O desmatamento legal faz parte do processo produtivo que colocam o Estado de Mato Grosso e o Vale do Araguaia como uma das regiões que mais produzem insumos alimentos para o mundo. Por outro lado, é fato e notório que as licenças ambientais não estão andando e quando andam é uma luta para o entendimento entre os órgãos como Incra, Intermat, Sema e Ibama. A rota precisa ser corrigida e toda essa polêmica trouxe à tona também a importância de todos fazermos uma reflexão”, pontuou o Deputado do Araguaia.

Dr. Eugênio finalizou enaltecendo o importante trabalho que tem sido feito pelo governador Mauro Mendes à frente do Governo de Mato Grosso. O representante do Araguaia destaca que, assim como ele, Mendes também ratifica o apoio integral ao desmatamento legal, conforme determina o Código Florestal.
Imprimir