Imprimir

Imprimir Notícia

02/08/22 às 22:18 | Atualizada: 02/08/22 às 22:32

GO - Meteoritos caem em casa, danificam telhado e assustam morador da zona rural de Portelândia

Um barulho parecido com uma explosão assustou um morador de Portelândia, no sudoeste de Goiás. À TV Anhanguera, o homem, que preferiu não se identificar, disse que estava tranquilo assistindo ao Globo Rural, enquanto sua mulher preparava o almoço na área externa da casa. Foi quando um meteorito caiu no telhado da residência.
 
“Vazou a telha em uma explosão muito grande, parecida com o barulho de um avião. Só Deus para livrar a gente, se pega na cabeça de alguém aqui, tinha morrido”, disse o morador.
 
O fato curioso aconteceu na manhã do último domingo (17) e um vídeo mostra o estrago que o meteorito fez no telhado, no forro e no chão da casa (veja vídeo acima). Thiago Oliveira Lima, físico da Universidade Federal de Jataí (UFJ), explicou que todo dia esse tipo de meteorito cai na Terra, mas é mais comum que seja em áreas não habitadas.
 
“Esse senhor teve um pouco de ‘sorte’ em cair na casa dele, mais sorte ainda em não se machucar. Agora ele tem uma história para contar e tem em casa rochas de bilhões de anos que são resquícios da formação do sistema solar”, disse o especialista.
 
Meteoritos caem em casa, danificam telhado e assustam morador de Portelândia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Meteoritos caem em casa, danificam telhado e assustam morador de Portelândia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
 
Thiago, que participa de um projeto de astronomia na UFJ, disse ao g1 que para concluir que as rochas são meteoritos, elas passarão por análise em laboratório. No entanto, características físicas e o estrago causado já confirmam a origem das rochas.

“Seria impossível simular aquele estrago. Teria que fazer uma rocha cair de um local muito alto”, afirmou Thiago.

 
Segundo Thiago, a aparência externa e a superfície da rocha têm características de quando um meteorito passa pela atmosfera. O especialista informou que o meteorito de Portelândia se parece fisicamente com o do Bendegó, o maior e mais famoso meteorito brasileiro, composto de mais de 5 mil quilos de ferro e níquel.
 
O físico disse ainda que a composição do meteorito de Portelândia que será analisada. A pesquisa vai mostrar o percentual de níquel, ferro e outros elementos.
Imprimir