Imprimir

Imprimir Notícia

31/07/22 às 11:46

Festival da Jabuticaba de Juscimeira (MT) terá duas edições em 2022


Irrigação "quebra" dormência dos pés de jabuticaba durante a seca — Foto: Rogério Gonçalves/TV Centro América
 
O 39º Festival da Jabuticaba de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, começa nesta sexta-feira (29) e, neste ano, terá uma edição extra em novembro. Isso foi possível graças ao sistema de irrigação que está sendo usado nos pomares e possibilitou “quebrar” a dormência dos pés, fazendo com que produzam mesmo na seca.
 
“Nos 39 anos que nós exploramos o festival, não tínhamos irrigação, contávamos apenas com as chuvas. O advento da irrigação nos trouxe a possibilidade de testar o pomar pra ver se conseguiríamos quebrar essa dormência. A jabuticabeira entende que está chovendo. A carga é um pouco mais baixa, sim, mas acredito que o próprio pomar vai se adaptar a esse regime de produção”, diz o extensionista rural da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Luiz Gustavo Amorim Correa.

A expectativa, agora, é garantir a longevidade do pomar. “Além da água, nós vamos começar a trabalhar com a adubação orgânica. Nossa intenção é que o pomar chegue aos 100 anos”, acrescenta.

 
O festival deve reunir 5 mil pessoas por fim de semana. “O turismo tem muito espaço em Mato Grosso. Quanto mais você investir e agregar o lazer, cultura e agricultura, com certeza é só andar pra frente”.
 
Amor pela terra
 
O agricultor Elinaldo Schembek foi caminhoneiro por 12 anos, mas decidiu largar a estrada para cuidar do pomar. “O amor bateu mais forte”, conta.
 
A propriedade dele conta com 600 pés e a irrigação pode ajudar a aumentar a produtividade.
 
“O desafio é o clima, que anda complicado de uns anos pra cá. Tem ano que chove mais, tem ano que chove menos, faz frio. Ela é uma fruta que, a partir de dezembro até meados de maio, não produz mais”, reflete.
Imprimir