Imprimir

Imprimir Notícia

28/07/22 às 10:14

Chuva de meteoros pode ser vista em Goiás; veja como assistir


Chuva de meteoros Eta Aquáridas vista em Goiás em 2021 — Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung
Chuva de meteoros Eta Aquáridas vista em Goiás em 2021
Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung
 
Os amantes da astronomia podem contemplar uma chuva de meteoros no céu de Goiás. Segundo Ary Martins, o diretor do clube de astronomia Plêiades do Sul, os goianos poderão ver a “Delta Aquáridas do Sul” até o fim da semana, mas o pico deve acontecer na madrugada entre esta quinta-feira (28) e sexta-feira (29).
 
“A melhor faixa de horário é entre meia noite e 3h da manhã, pegando uma parte importante da madrugada. A partir de meia noite, uma região do céu chamada de radiante vai estar mais alta (entenda abaixo o que é a radiante)”, explicou Ary.
 
Ary explicou também ao g1 que poderão ser vistos cerca de 25 meteoros por hora, no período destacado por ele. O especialista reforçou que é importante estar em um ambiente escuro, limpo, sem nuvens e não é necessário usar instrumentos, como telescópios.
 
“É com a visão nua, crua e desarmada. Assim você tem um campo de visão muito amplo para sentir a presença de um meteoro riscando o céu. É um evento astronômico bastante democrático”, disse.
 
Ary explicou que, mesmo podendo ser vista por várias partes do mundo, Goiás terá uma visão privilegiada.
 
“É possível ver em qualquer região do nosso país, aqui na América do Sul teremos uma visão privilegiada porque o radiante passa acima das nossas cabeças na latitude de Goiânia”, descreveu.
 
O que é uma chuva de meteoros?
 
Ary Martins detalhou que uma chuva é caracterizada pelo aumento da incidência dos meteoros. O especialista informou que o fenômeno não é algo alarmista.
 
“Haverá um volume maior que o normal. Eles estão associados a uma mesma região do céu e tem uma mesma origem comum, normalmente de detritos de caudas de cometas”, pontuou Ary.
 
Conforme explicado por Ary, o melhor horário é a partir da meia noite por conta da radiante.
 
“Radiante vem de irradiação, é aquela região do céu em que os meteoros se irradiam. Se você pudesse pegar todos esses meteoros dessa chuva e pudesse traçar, eles culminariam em um ponto comum, na radiante”, falou.
 
O nome da chuva se dá ao fato da radiante estar na constelação de “Aquário” e, segundo Ary, a posição do radiante determina a parte principal do nome.
 
Imprimir