Imprimir

Imprimir Notícia

21/07/22 às 11:42

Turistas se irritam com proibição de acesso de veículos a Serra Azul de Barra do Garças em plena temporada de férias

Um vídeo está circulando na rede social em Barra do Garças, com um morador criticando a proibição de veículos subirem até o mirante do Cristo Redentor, em plena temporada de férias. Em nota, a direção do parque confirmou que está suspenso o acesso de veículos a partir do dia 19/7 e alega risco para os visitantes devido as condições da estrada que pioraram devido a estiagem e o risco de queimadas.

Faltando mais dois finais de semana, a medida anunciada pela direção do Parque Serra Azul não agradou ao público que quer conhecer a Serra Azul, mirante do Cristo e o propagado discoporto para receber discos voadores, mas subindo de carro até o alto da serra. Vale ressaltar que o Parque continua aberto, de quarta a segunda-feira, mas agora com acesso somente de bicicleta ou a pé. A escadaria continua aberta no horário das 06h00 às 18h00 e entrada principal das 07h às 17 horas.

A direção do parque explica que este período de maior estiagem trouxe também as complicações para a estrada de acesso, a qual é ainda composta por terra. (fator essencial para uma Unidade de Conservação). Vale dizer que desde de 2005 a prefeitura de Barra do Garças luta pra fazer o asfalto na estrada do Cristo (de uma forma harmônica sem afetar o Meio Ambiente, porém sempre esbarrou na objeção da própria Sema alegando que isso vai afetar o Meio Ambiente).

Sobre a interdição, foi realizado um levantamento de risco pela Gerência do Parque e sua equipe e a data limite para a possibilidade de acesso, considerando também a alta temporada de férias foi em 15 de julho.

Nesta data foi decidido por interditar este acesso, o qual já vinha causando transtornos materiais aos veículos dos visitantes, inclusive com necessidade de acionamento de caminhão guincho para prestação de socorro. O fator principal desta interdição foi a minimização de riscos, os quais poderiam afetar diretamente a vida humana, animal e material.

É dever de todo servidor público zelar pelo bem estar daquilo que está à sua tutela, e deste modo, considerando ainda a preocupação primeira pela vida humana e posteriormente material o acesso foi fechado em 19 de julho.

Todos os visitantes que chegaram ao local foram avisados dos riscos e do motivo primordial da interdição da estrada para veículos motorizados.

Reiteramos que ao longo do ano a estrada de acesso passou por duas manutenções, porém devido ao fator clima já citado e o grande volume de chuvas ocorridas no corrente ano, os meses de julho para frente se tornam momento de atenção, com relação aos iminentes riscos, sejam os já apresentados e os secundários, que por ocasião podem ocorrer, mediante ocorrência de algum sinistro com veículos. No caso os incêndios florestais.

A gerência do Parque informa que todas as medidas estão sendo tomadas com os setores públicos estadual e municipal, de modo que se tenha uma solução definitiva para o caso desta estrada, tendo como ação de destaque, a impermeabilização dos trechos críticos, os quais somam 500 metros.
Diante do citado pedimos a compreensão de todos.
 
O Parque Estadual da Serra Azul possui atrativos de uso público que permanecem abertos todos os meses do ano. Tem-se como exceção apenas as terças-feiras, momento em que a Unidade de Conservação passa por manutenções diversas, sendo realizado a capina, roçagem, limpeza minuciosa em determinados locais, recolhimento de lixo, pinturas, reparos de danos, dentre outros.

Desde o início do ano até a presente data (20/07 – segunda-feira), visitaram o Parque passando pela Escadaria da Fé e Entrada Principal, 39.850 pessoas. Dentre essas, estiveram em seus veículos na quantidade de 2.620 motorizados. Pela Escadaria da Fé visitaram 32.569 pessoas (01 de janeiro a 19 de julho). Em suas bikes foram 338 ciclistas e em caminhada (a pé), 265 pessoas.
 
Esse público direcionou-se também para o acesso à trilha das cachoeiras, Centro de Atendimento ao Visitante e Discoporto, desfrutando assim, daquilo que a natureza pode proporcionar, o qual é um valoroso momento de calma e harmonia com a natureza, deslumbrando da bela paisagem de nossa região.

Reportagem do Araguaia Notícia com informações da Assessoria do Parque Estadual da Serra Azul
Imprimir