Imprimir

Imprimir Notícia

08/06/22 às 03:00

Está com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19? Veja o que fazer

De acordo com os dados do Painel COVID-19 da Secretaria Estadual de Saúde, os casos de COVID-19 em Mato Grosso cresceram 90,2% nos últimos 14 dias em comparação às semanas anteriores. Em Água Boa são 11 casos ativos, segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

Se você ou alguém próximo estiver com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19, procure a unidade de Saúde mais próxima, e caso solicitado pelo médico, realize o teste para detectar a presença do vírus.

Caso o resultado seja positivo para Covid-19, é muito importante avisar às pessoas com quem teve contato nos últimos dias. Além disso, é imprescindível o cumprimento do isolamento social pelo período recomendado pelo médico.

Mesmo o resultado sendo negativo, é muito importante manter o isolamento e os cuidados com a higiene para impedir a transmissão do vírus.

E atenção, mesmo após anunciar o uso opcional de máscara de proteção em ambientes fechados, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas com sintomas gripais continuem com o uso do equipamento, principalmente nas unidades de Saúde, visando não expor os outros pacientes.


Vacinas

Se você ainda não vacinou contra o coronavírus, ou está com alguma dose em atraso, procure o Centro Municipal de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 7h30 as 11h30 ou das 13h30 as 17h30.

Para se imunizar contra a influenza (gripe), procure o Centro de Imunização de 7h30 às 19h, de segunda à sexta-feira. Lembrando que a campanha foi prorrogada para os grupos prioritários até o dia 24 de junho. Sendo assim, a partir de 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses, enquanto durarem os estoques da vacina.

A pandemia ainda não acabou

Continue se protegendo:

Mantenha seu esquema vacinal contra COVID-19 em dia;
Use máscara nos ambientes de Saúde;
Se estiver com sintomas gripais use máscara e evite ambientes fechados;
Lave as mãos com frequência;
Continue usando álcool 70%;
Evite aglomerações.
Imprimir