Imprimir

Imprimir Notícia

07/06/22 às 15:49

'Nossos investimentos na Infraestrutura não somam só 100% do valor do Fethab, mas 110%', afirma governador

O governador Mauro Mendes afirmou que o Governo de Mato Grosso investiu em Infraestrutura, em 2021, valores acima do que foi arrecadado via Fundo de Transporte e Habitação (Fethab), com aportes também da Fonte 100.

O balanço foi feito durante o encerramento do 16º Circuito Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), na noite de segunda-feira (06.06), que reuniu produtores rurais, empresários e políticos em Cuiabá.  

“Em 2021, nós arrecadamos do Fethab Commodities que os senhores pagam R$ 2,077 bilhões. Em Infraestrutura, na Sinfra, o Governo do Estado de Mato Grosso investiu R$ 2,273 bilhões”, apontou.

Mauro Mendes destacou que o fundo existe há muitos anos, mas nem sempre foi destinado para a sua principal finalidade, que é o investimento em Infraestrutura para melhorar a logística e a competitividade da produção agrícola, além de trazer mais qualidade de vida à população.

“Pela primeira vez, depois de 22 anos da criação desse fundo, os investimentos do Governo do Estado em Infraestrutura – com recursos do Fethab e da Fonte 100 - são maiores do que 100% do que foi arrecadado via Fethab, somando 110%. Vamos fechar o ano com 2500 km de rodovias pavimentadas. Nenhum estado brasileiro chega perto disso”, relatou.

Conforme o governador, esses investimentos têm tirado do papel muitas obras aguardadas há décadas pela população de todas as regiões do estado, desde asfalto novo, conservação, construção de pontes, substituição de pontes de madeira, entre outras.

“São pontes sonhadas, planejadas e prometidas há décadas, e que não foram feitas. Como a Ponte do Rio das Mortes, que daqui há poucos meses vai estar pronta, que vai fazer com que o setor produtivo chegue aos diversos cantos do Araguaia de forma mais rápida e menos onerosa”, exemplificou.

O deputado estadual Gilberto Cattani também falou da importância dos investimentos do Governo de Mato Grosso para o setor produtivo.

“Nosso estado havia sido vilipendiado, assaltado, e essas pessoas nunca se preocuparam com a população mato-grossense. Pela primeira vez, você produtor, quando paga o seu Fethab, consegue ver um retorno. Antes você pagava e não tinha esse retorno”, destacou.

Também participaram do evento: o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore; os senadores Wellington Fagundes e Fábio Garcia; os deputados estaduais Valmir Moretto e Xuxu Dal Molin; os secretários de Estado Rogério Gallo (Fazenda) e Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente).
Imprimir