Imprimir

Imprimir Notícia

02/06/22 às 17:03

Governo entrega 172 veículos, 181 armas, 110 drones e radiocomunicadores para a Segurança Pública de MT

O governador Mauro Mendes entregou, na manhã desta quinta-feira (02.06), veículos, armas, drones e radiocomunicadores para a Segurança Pública de Mato Grosso. Os investimentos somam R$ 30 milhões em recursos do Governo do Estado.

Mauro Mendes destacou que a entrega desses veículos e equipamentos é mais uma etapa do plano estadual para fortalecer e modernizar a Segurança Pública de Mato Grosso. 

“O que está acontecendo na Segurança Pública e outros setores do Estado é motivo de orgulho, pois estamos trabalhamos para que nossas forças de segurança estejam entre as mais bem equipadas e modernas do país”, assinalou o governador.




Foram entregues 62 motocicletas BMW 850 cilindradas para a Polícia Militar, que serão divididas entre a Companhia Raio, unidade especializada no moto-patrulhamento, e o Batalhão de Trânsito (BPMTran); oito caminhonetes modelo S10 e radiocomunicadores para o Gefron (Grupo Especial de Fronteira); 181 armas e 110 drones para o Sistema Penitenciário; 15 equipamentos infravermelhos para a Polícia Técnica (Politec); quatro caminhonetes para a Patrulha Maria da Penha; mobiliários, computadores e outros para o Sistema Socioeducativo.

Esses equipamentos serão repassados às unidades operacionais e de polícia científica e incorporados ao patrimônio do Estado que farão a diferença na prevenção, repressão e produção de provas criminais.

Durante o ato, o governador Mauro Mendes citou a licitação que está em andamento para aquisição de 15 mil câmeras de videomonitoramento dentro do Programa Vigia MT, o sistema de radiocomunicação digital, que está na fase final de implantação, e os investimentos na ampliação de vagas, modernização e melhoria da infraestrutura do Sistema Penitenciário. 

O Estado também implementou a frota de viaturas locadas com mais 102 Dusters, o que representa investimento na ordem de R$ 2,2 milhões.

O diretor-geral da Politec, Rubens Okada, disse que os 15 equipamentos infravermelhos vão dar mais celeridade e segurança aos laudos, e o investimento vai gerar economia por eliminar a necessidade de viagens até Cuiabá para produção de laudos.

O secretário adjunto de Segurança Pública de Integração Operacional, coronel Juliano Chirolli, avaliou como um grande marco na história das polícias os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na Segurança.

“As motocicletas, viaturas, armamentos e equipamentos de tecnologia entregues hoje são da melhor qualidade”, observou Chirolli. De acordo com o secretário adjunto, outro investimento fundamental do plano de modernização dos serviços na Segurança Pública é o de radiocomunicação digital que está na última etapa de implantação. “Nenhum Estado tem um sistema em funcionamento tão eficiente”, completou, informando que 70% está operando e os 30% restante em fase de conclusão.




Participaram na solenidade de entrega o senador licenciado Jaime Campos, o deputado federal Neri Geller, os deputados estaduais João Batista, Elizeu Nascimento e Max Russi, o secretário adjunto de Segurança Carlos Dawim, os adjuntos de Inteligência Massao Ohara, o adjunto do Sistema Penitenciário Jean Gonçalves, a Adjunta de Justiça Lenice Barbos. Também estavam presentes os comandantes-gerais da PM e do Corpo de Bombeiros, coronéis Alexandre Mendes e Alessandro Borges Ferreira, e os diretores-gerais da Polícia Judiciária Civil e da Politec, Mário Dermeval e Rubens Okada, respectivamente.                   
 
Imprimir