Imprimir

Imprimir Notícia

26/05/22 às 14:14 | Atualizada: 26/05/22 às 14:21

Ciopaer capacita militares do Corpo de Bombeiros para atuarem no combate a incêndios florestais com aeronaves

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), ministrou instruções de combate a incêndios florestais com apoio de helicópteros durante o 3° Estágio de Operações Helitransportadas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

A capacitação, que encerrou nesta quarta-feira (25.05), contou com a participação de nove integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado e dois de Mato Grosso do Sul. As instruções foram realizadas no hangar do Ciopaer, na Lagoa Trevisan e na região do Coxipó do Ouro.

Durante as atividades, os alunos foram ambientados com relação ao emprego das aeronaves nesse tipo de missão e puderam aprender técnicas de embarque e desembarque, transporte emergencial de combatentes de várias formas, bem como, compreenderam de que forma devem solicitar o apoio dos helicópteros nesse tipo de emprego.

O capitão do CBM-MT, Felipe Mançano Sabóia, reconheceu a importância das práticas conjuntas entre as instituições. “É um treinamento de extrema importância para o sucesso das operações de combate a incêndio no estado e capacitação dos nossos militares”, disse.

O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Lima Júnior, enfatizou que a unidade especializada possuí característica de estar presente e ajudar a sociedade em uma gama muito grande de missões, tendo em vista que as aeronaves podem ser utilizadas de maneiras bastante versáteis.

“Para o Ciopaer, é uma honra atender as instituições do nosso Estado e, indiretamente, a nossa sociedade. No caso das instruções ao Corpo de Bombeiros, é imprescindível que possamos trabalhar em conjunto visando mitigar os efeitos das queimadas no nosso estado”, destacou.



Ciopaer-MT
Imprimir