Imprimir

Imprimir Notícia

23/05/22 às 15:04

Equipe da Sedec cadastra 40 artesãos indígenas da etnia Umutina

A equipe da Coordenadoria do Programa de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) realizou o cadastramento de 40 artesãos indígenas das aldeias Umutina e Águas Correntes, de Barra do Bugres, nos dias 17 e 18 de maio.

Os dados coletados serão utilizados na confecção de carteiras nacionais de artesão.

A inclusão no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab) possibilita aos artesãos participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais, se inscrever em oficinas e cursos de artesanato. Eles também passam a ter direito a microcrédito, incentivos fiscais, isenção do ICMS na venda dos produtos artesanais, emitir nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e contribuir como autônomo para fins previdenciários.

Os índios Umutina produzem acessórios, cestaria, remos, flechas, entre outras peças.
De acordo com a coordenadora do Programa de Artesanato, Lourdes Sampaio, os indígenas têm demonstrado interesse em efetuar os cadastros.

“Nós fomos até a aldeia a pedido dos próprios índios, que queriam se cadastrar, adquirir a carteira de artesão. No local fizemos o recadastramento de 10 indígenas e cadastramos outros 30”, explica a coordenadora.

Expansão artesanal

A procura por formalização entre os indígenas tem crescido. No mês de março, outros 55 índios das aldeias Nekupai, Kaupüna, Utawana e Yaramü, localizadas no Alto Xingu, foram cadastrados.
Imprimir