Imprimir

Imprimir Notícia

21/05/22 às 15:53

Contorno Leste - Projeto Ambiental da BR-158 deve ser enviado ao IBAMA até junho, afirma Baiano

Em resposta às cobranças do ex-deputado estadual Baiano Filho (UB), a Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), responsável pela elaboração do Projeto Básico Ambiental (PBA), do contorno leste da BR-158, se manifestou nesta sexta-feira, 20.05, informando que a versão final do PBA deve ser enviada para análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, até o início do mês de junho.
 
Segundo a EPL, o projeto ambiental já teve sua primeira versão analisada pela área técnica da empresa, e neste momento passa pela análise final da consultoria ambiental contratada pelo Ministério da Infraestrutura.
 
“Cobramos em março, e a EPL nos garantiu que entregaria o PBA ao IBAMA até o final de abril, o que não ocorreu. A cada novo atraso na conclusão do projeto ambiental, se atrasa ainda mais a ordem de serviço para o início das obras, previsto para este ano. Já levamos isso para o governador Mauro Mendes, que nos tem dado todo respaldo na cobrança junto ao governo federal, mas não podemos descansar. Já avançamos muito, mas ainda estamos muito aquém do ritmo que precisa ser”, defendeu Baiano.     
 
Assim como a defesa pela construção do Hospital Regional do Norte Araguaia, já licitado pelo Governo do Estado, Baiano Filho se tornou a principal referência na luta pela retomada e conclusão da BR-158, no Norte Araguaia.
 
Foi durante seus mandatos de deputado estadual, com a mobilização de prefeitos, vereadores, realização de audiências públicas inclusive no Alô Brasil com centenas de moradores, comunidade indígena, deputados federais e empresários, que Baiano Filho garantiu a pavimentação do trecho de Ribeirão Cascalheira até o Alô Brasil; o asfalto de Vila Rica até a proximidade do Luizinho, passando por Confresa até Porto Alegre do Norte, e na outra extremidade, de Vila Rica até a divisa do Pará, além de garantir todos os anos junto ao DNIT, a execução de obras de reparo e manutenção do trecho pavimentado, pondo fim aos longos trechos de buracos.
 
Segundo o ex-deputado, a emissão da Licença de Instalação (LI) para o início das obras está condicionada à aprovação final do projeto ambiental junto ao IBAMA. A preocupação é que a ocorrência de novos atrasos na aprovação do projeto ambiental impeça a retomada das obras, previstas para este ano.
 
A BR-158 já tem licitado o lote ‘A’, no trecho entre Porto Alegre do Norte, Luizinho, Pontinópolis e Alto Boa Vista, e desde o início deste ano trabalha para a licitação do lote ‘B’, entre os municípios de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Alô Brasil. 
 
Imprimir