Imprimir

Imprimir Notícia

19/05/22 às 19:23

18 de Maio: Palestra sobre prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizada pela Secretaria de Assistência Social de Água Boa

Na noite deste 18 de Maio, que é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social de Água Boa realizou uma importante palestra da campanha "Faça Bonito", com o objetivo de sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
 
18 d maio 2

Ministrada pela Psicóloga Polyana Bohrz Giacomolli e o Delegado da Polícia Judiciária Civil, Dr. Matheus Soares Augusto, o evento contou com a presença da primeira-dama Juliana Kolankiewicz, da Secretária de Assistência Social, Valquiria Soares Dantes Ferreira, do juiz da Vara da Infância Dr. Jean Paulo Leão Rufino, do promotor de Justiça Dr. Luis Alexandre Lima Lentisco, diversas outras autoridades do município e a comunidade em geral.
 
 
18 d maio 1

Dra. Polyana explicou sobre os tipos e formas de abusos sofridos pelas crianças e adolescentes. Ela alertou que, infelizmente, 90% desses crimes acontecem no meio familiar.

"A criança acredita muitas vezes que o abuso é uma forma de carinho, e ela não percebe que ela está sofrendo uma violência, e o medo e as ameaças que elas acabam sofrendo as fazem calar", pontua Polyana.

Ela alertou que os pais devem ficar atentos as mudanças de comportamento de seus filhos porque isso pode ser um indicativo de que alguma coisa de errado possa estar acontecendo com elas.

"A principal ferramenta de prevenção ao abuso sexual é a informação e o conhecimento. As crianças devem ser informadas onde elas não podem ser tocadas em seus corpos, e se algo acontecer, que elas tenham segurança para contar para alguém de sua confiança" pontuou.


Ainda de acordo com a psicóloga Polyana, se a criança contar sobre algum abuso, os pais deve manter a calma, ouvir tudo o que a criança tem para contar, para assim realizar a denúncia que pode ser feita no Conselho Tutelar da cidade, pelo disque 100 e em diversos outros órgãos da justiça.
 
 
 
18 d maio 5

O Delegado De Polícia Dr. Matheus Soares Augusto apontou que no país, apenas entre janeiro e dezembro de 2021, houve 18.681 registros contabilizados entre as denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

De acordo com Dr. Matheus, em Mato Grosso, apenas nos primeiros 4 meses deste ano foram registrados 767 casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Em 2021, foram 806 registros no mesmo período, sendo o crime mais registrado Estupro de Vulnerável.

Ele aconselhou que as crianças devem ser ouvidas em casos de abusos e as denúncias devem ser realizadas aos órgãos competentes.
 
 
 
 
18 d maio 4
Parceiros da Campanha "Faça Bonito" em Água Boa

Sobre o 18 de maio:
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).
Imprimir