Imprimir

Imprimir Notícia

17/05/22 às 15:05

TCE-MT descarta itens sem condições de uso em parceria com Cata-treco

Carcaças de estantes, mesas, bebedouros, cadeiras, armários e outros móveis sem condições de uso foram separados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e entregues ao programa Cata-treco, da Prefeitura de Cuiabá. 

Por determinação do presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, os 120 itens, que agora receberão a destinação adequada, foram selecionados pela Secretaria Executiva de Administração. 

De acordo com o titular da Pasta, Vitor Turri, neste processo foi constatada a impossibilidade de realização de reparos ou reaproveitamento do material entre os setores do Tribunal. 

"São materiais que não têm mais utilidade para o TCE e carecem de manejo específico. Por isso acionamos a prefeitura, que vai fazer o devido descarte, em local adequado, sem causar prejuízos ao Meio Ambiente", explicou. 

Nesse sentido, o TCE-MT também prepara uma ação para o descarte de eletrônicos, que exigem uma destinação específica. Para isso, segundo o secretário, foi iniciado diálogo com o Hospital do Câncer de Mato Grosso. 

 
Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT
Isso porque, a instituição possui programa próprio para o recolhimento destes produtos. "Estes esforços atendem à determinação do nosso presidente que vem priorizando a questão da sustentabilidade por meio de várias ações."
A  parceria com o Cata-treco antecede a programação da Semana da Sustentabilidade, que será realizada em junho. O evento, liderado pelo presidente do Comitê de Meio Ambiente, conselheiro Sérgio Ricardo, reforça o comprometimento do órgão com o tema.

O programa da prefeitura é responsável por recolher e dar a destinação correta à média diária de cinco toneladas de materiais inservíveis como sofás, camas, geladeiras, portas, janelas, entre outros em Cuiabá. 

O trabalho alcança 313 bairros na Capital e tem ajudado a diminuir o número de áreas utilizadas como pontos de despejo ilegal de lixo. As solicitações podem ser feitas por meio do WhatsApp (65) 99243-6502 e pelo telefone (65) 3645-5518
Imprimir