Imprimir

Imprimir Notícia

11/05/22 às 21:07

MA - Comunidade de Aurizona e Equinox Gold dão pontapé inicial do Futebol de Rua

Godofredo Viana (MA) – Os alunos da Escola Izabel Andrade deram o pontapé inicial do Projeto Futebol de Rua na comunidade de Aurizona, localizada no município de Godofredo Viana (MA). O projeto é desenvolvido na nova escola, construída recentemente pela Equinox Gold, que patrocina essa e outras diversas atividades nas comunidades do entorno da Mineração Aurizona (MASA), que faz parte do grupo. O Futebol de Rua consiste na implantação de uma proposta educativa de esporte para o desenvolvimento humano, com o objetivo de atender a meninos e meninas com idade entre 7 e 13 anos, matriculados na instituição de ensino.

De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais e Licenciamento da Equinox Gold, Cesar Torressini, a iniciativa possibilita, por meio de uma prática pedagógica do futebol, pensar e atuar sobre as realidades sociais, contribuindo significativamente para a melhoria das condições de aprendizado, de cidadania e de utilização de tempo ocioso nas comunidades onde a companhia atua. “Investir em projetos como esse representa o compromisso diário da empresa com uma mineração que transforma a sociedade e com a estratégia de crescimento que beneficie a todos”, destaca.

Na aula inaugural, realizada no dia 3 de maio, os estudantes que fazem parte do projeto conheceram os professores que vão ensinar em Aurizona. Os pais e a comunidade também puderam entender a dinâmica do programa, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos no campo, na escola, na rua e na vida. Estiveram presentes o diretor do projeto, Heber Bartora, e o professor Jean Pierre, membros do Instituto Futebol de Rua; a secretária de Educação de Godofredo Viana, Joicileia Pereira; o presidente da Câmara Municipal, Jorge Alberto; e a equipe de Responsabilidade Social da MASA.

A partir de agora, os alunos terão aulas de formação humana, com um pedagogo, e aulas de futebol de rua, com um professor de educação física. Além disso, participarão de diálogos sobre diversos temas e terão a chance de vivenciar valores inerentes ao jogo, mas que também estão inseridos em todo o contexto da vida. Em cada encontro, é estimulado um ambiente participativo, para que os estudantes aprendam a utilizar o diálogo como mecanismo de interação e resolução das diferenças.

O Projeto
O Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, responsável pelo projeto Futebol de Rua pela Educação, que realiza, desde 2006, a promoção do esporte como ferramenta para transformação social. A principal proposta é incentivar a disciplina e o melhor desempenho escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “O aluno tem que ser nota 10 na escola, nota 10 em casa e nota 10 na rua”, afirmou Bartora, durante a aula inaugural, em Aurizona.

Sobre a Equinox Gold
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.

Sobre a Mineração Aurizona
A Mineração Aurizona S/A (MASA), do Grupo Equinox Gold, está localizada no extremo noroeste do Maranhão, no município de Godofredo Viana, e é a primeira mineração industrial de ouro do estado. Em produção comercial desde 2019, a MASA retomou atividades após quatro anos em cuidados e manutenção. Em 2021, recolheu, aproximadamente, R$ 19,5 milhões em Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), o que representa uma participação em torno de 82% de toda a arrecadação de Cfem do Maranhão. Com lavra em mina a céu aberta, a MASA produziu, no ano passado, 135 mil onças de ouro e empregou mais de 1,6 mil trabalhadores, diretos e indiretos. A mineradora ainda investe, constantemente, em diversos projetos sociais, apoiando as atividades de infraestrutura local, como manutenção de estradas e a construção da nova escola e da nova ETA da comunidade de Aurizona.
Imprimir