Imprimir

Imprimir Notícia

11/05/22 às 06:52 | Atualizada: 11/05/22 às 07:02

Com três ‘pilotos’, Brasil embarca rumo ao Mundial de Aviãozinho de Papel

Atenção, passageiros! Apertem os cintos, pois o voo rumo ao Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel está autorizado. Com destino ao Hangar-7, em Salzburgo, na Áustria, três brasileiros disputam, a partir desta sexta-feira (13), a etapa internacional do Red Bull Paper Wings. Diante de 56 países, os três estudantes paranaenses Isaac Queiroz, Pedro Capriotti e Nicole Straub representam o País em busca dos títulos nas categorias ‘Maior Distância’, ‘Maior Tempo de Voo’ e ‘Acrobacias’, respectivamente.

Após 20 qualificatórias de norte a sul do País e mais de 2.500 inscritos, Isaac Queiroz (19 anos), estudante de nutrição na UniFil, e Pedro Capriotti (19 anos), graduando de engenharia elétrica na Universidade Federal do Paraná, venceram as seletivas regionais e a final nacional visando às vagas nas categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’. O primeiro com índice de 40,3m, enquanto o segundo obteve 7,61s.

"Eu quero ganhar o título ou obter uma marca ainda mais expressiva em relação à última participação brasileira no evento. Desde a final nacional, eu mantive o meu planejamento para representar o País da melhor forma", comenta Isaac, referindo-se à sétima posição no ranking mundial alcançada por Heitor Souza, em 2019.

“A sensação é incrível, pois sempre quis representar o meu País em um campeonato internacional. Espero estar num dia iluminado para conseguir trazer o terceiro título para o Brasil e, desde a conquista nacional, eu pretendo repetir o mesmo avião, mas tentar fazê-lo mais simétrico”, afirma Capriotti, ressaltando o fato de o Brasil ter dois títulos mundiais nessa categoria.

Na categoria Acrobacia, cuja disputa foi realizada de modo 100% digital via TikTok, a jovem Nicole Straub, de 20 anos, estudante de Negócios Digitais na FAE, superou os adversários ao unir a um solo de ginástica rítmica o avião de papel. Inspirada no sucesso da campeã olímpica Rebeca Andrade, a brasileira pretende impressionar os jurados na etapa mundial com música que represente o País, mas sem revelar qual. “A paixão por aviãozinho de papel se iniciou na escola, pois eu sempre gostei de fazer com meus amigos. Para o mundial, montei uma apresentação ainda melhor para ir em busca do título”, diz a jovem.



Etapa mundial 

Nesta sexta edição do Red Bull Paper Wings, torneio respaldado pela Paper Aircraft Association, 171 estudantes, de 57 países, disputam a etapa mundial após mais de 500 qualificatórias pelo planeta. Na sexta-feira, haverá as eliminatórias das categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’. No sábado (14), o Hangar-7 receberá as eliminatórias de ‘Acrobacias’ e, na sequência, todas as finais.

Em ‘Maior Distância’, vence o competidor cujo aviãozinho de papel percorrer o trajeto mais longo. No ‘Maior Tempo de Voo’, aquele planador que se mantiver no ar por mais tempo antes de tocar ao solo faturará o título. Por fim, ‘Acrobacias’ exige muita criatividade, energia e habilidade, pois os competidores têm 60 segundos para impressionar três juízes: o piloto Dario Costa, que protagonizou um recorde ao voar dentro de um túnel; Maja Kuczynska, campeã de skydiving indoor e Anna Gasser, estrela do snowboarding trailblazer. Na soma total, quem tiver o maior índice é o vencedor.  

Vale lembrar que o Brasil já foi duas vezes campeão mundial: em 2006, com Diniz Nunes, e em 2009, com Leonardo Ang, ambos no ‘Maior Tempo de Voo’. O público brasileiro pode acompanhar todos os resultados e a disputa no País e no mundo por meio do site https://paperwings.redbull.com/br-pt/ .
Imprimir