Imprimir

Imprimir Notícia

10/05/22 às 13:42

MPF prorroga prazo de inscrição para Processo Seletivo de Estagiários até dia 25 de maio

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) prorrogou o prazo de inscrições para o XIII Processo Seletivo de Estagiários, da área de Direito, para o dia 25 de maio. O prazo inicial era dia 1º de maio, mas devido a necessidade de mais prazo para o encaminhamento dos documentos necessários para confirmação da inscrição, o prazo foi prorrogado.

É importante lembrar que os estudantes interessados em participar do processo seletivo, além de realizar a inscrição preenchendo a ficha disponibilizada no site do MPF/MT, também devem encaminhar a documentação solicitada no edital, via peticionamento, para confirmar a inscrição.

Caso isso não ocorra, a inscrição será cancelada. Por isso, é preciso estar atento ao envio dos documentos.

Com a prorrogação do prazo de inscrição, a data da prova também foi alterada, sendo que agora será aplicada no dia 2 de junho, de forma on-line, por meio do sistema Moodle. 

Para participar do processo seletivo é necessário estar matriculado em uma das nove instituições de ensino superior em Cuiabá, e três em Rondonópolis, conveniadas com a PR/MT. No momento da contratação, o candidato já deve ter concluído o 2º ano ou 4º semestre do curso superior, quando tiver 10 ou mais semestres de duração; 3º semestre do curso superior, quando tiver menos de 10 semestres de duração; 2º semestre do curso superior, quando a duração do curso for igual a seis semestres; 1º semestre do curso superior, quando a duração do curso for menor ou igual a quatro semestres. Os candidatos aprovados irão desempenhar atividades estritamente relacionadas à área de formação.

Pré-inscrição -  Antes de realizar a inscrição, o candidato deverá conhecer a Portaria PGR/MPU nº 378, de 9 de agosto de 2010, e o edital do processo seletivo para se certificar de que preenche todos os requisitos exigidos.

A pré-inscrição deverá ser realizada com o preenchimento da Ficha de Inscrição para Estágio, disponibilizada no site da Procuradoria da República em Mato Grosso na aba de processo seletivo, no período das 0h do dia 1º de abril às 23h59 do dia 25 de maio.

As inscrições deverão ser confirmadas com o envio da declaração de ciência e responsabilidade, disponível do anexo V do edital, documento de identidade e foto, CPF, declaração de escolaridade, expedida pela Instituição de Ensino Conveniada, informando que está regularmente matriculada. O documento deverá conter assinatura digital ou código de autenticidade. Também deverá ser apresentado o histórico escolar detalhado e atualizado, contendo o coeficiente de rendimento escolar. Os candidatos que se declararem com deficiência deverão encaminhar o laudo médico, e os que forem participar da seleção pelo sistema de cotas raciais, deverão encaminhar a declaração específica devidamente preenchida.

Os candidatos que desejam concorrer às vagas destinadas à cota para minorias étnico-raciais devem apresentar carta da comunidade da qual fazem parte, com o objetivo de comprovar o requisito exigido. No caso dos candidatos que já são cotistas como minoria étnico-racial nas instituições de ensino da qual fazem parte, será aceita a apresentação da autodeclaração (anexo IV) acompanhada de documento que atesta ter sido aceito naquela instituição por programa de cotas relativo aos grupos/povos indígenas ou comunidades tradicionais.

Confirmação das inscrições - Para efetivar a confirmação das inscrições, os interessados deverão realizar cadastro no peticionamento eletrônico, acessando o site www.peticionamento.mpf.mp.br; selecionar “fazer pré-cadastro”, preencher o formulário e incluir RG, CPF e comprovante de residência. Após o preenchimento, clicar em “confirmar pré-cadastro”. A confirmação de cadastro será enviado para o e-mail informado. O cadastro é pessoal, devendo ser realizado pelo próprio interessado. O cadastro somente será confirmado pelo MPF, após a conferência da documentação fornecida pelo interessado. O peticionamento para confirmação da inscrição somente poderá ser feito após a validação do cadastro.

Após a confirmação do cadastro, o candidato deverá encaminhar os documentos digitalizados, legíveis e em formato de pdf único, no período de inscrições. Os passos estão disponíveis no edital no item 13.3. Aqueles que não apresentarem a documentação requisitada no período de confirmação da inscrição, não terão sua inscrição efetivada.

A lista com as inscrições confirmadas será divulgada no dia 27/05/2022, no endereço eletrônico da unidade. O candidato que não constar na lista de inscritos poderá solicitar revisão até as 16h do dia 31/05/2022, pelo e-mail prmt-selecao@mpf.mp.br ou pelo telefone (65)9.9204- 1218.

Benefícios - O estudante integrante do Programa de Estágio do Ministério Público Federal terá os seguintes benefícios: bolsa estágio de nível superior no valor de R$976,00; seguro contra acidentes pessoais; auxílio-transporte no valor de R$ 11,00 por dia estagiado presencialmente; e obtenção de Termo de Realização de Estágio, ao final do estágio.
Imprimir