Imprimir

Imprimir Notícia

19/04/22 às 10:22 | Atualizada: 28/04/22 às 11:05

Conheça a Matí: a onça-pintada usada nas gravações da novela Pantanal

Impossível lembrarmos da novela Pantanal, sem lembrarmos de Juma Marruá, personagem que se transforma em onça-pintada! Para gravar as cenas onde tanto Juma quanto sua mãe, Maria Marruá, se transformam no felino, a produção da novela precisava de uma estrela para protagonizar o papel, e essa estrela foi a Matí!

De onde veio essa onça? Quais os cuidados de segurança e bem-estar animal foram tomados? Onde ela ficou? Isso foi autorizado por órgãos ambientais?

A resposta dessas e de outras perguntas, você confere no texto abaixo:

O convite para o papel

Para fazerem uma cena com uma onça-pintada de verdade, não seria possível filmar com animais selvagens, portanto a equipe da novela foi atrás de alguma instituição séria e respeitada que trabalha com onças ex-situ (em cativeiro). A instituição escolhida foi o Instituto NEX, uma associação sem fins lucrativos que mantém um Criadouro Científico para Fins de Conservação, que atua na criação e manutenção de animais silvestre para conservação de espécies ameaçadas. O NEX trabalha desde 2001 com conservação de animais silvestres que não podem ser devolvidos para a natureza.

A equipe do instituto aceitou o convite com o objetivo de mostrar ao mundo a importância da onça-pintada para o meio ambiente, trazendo visibilidade para a causa. Segundo Daniela Gianni, gerente do NEX, a luta do instituto é para conscientizar as pessoas sobre o respeito à vida e à liberdade que as onças merecem, assim como todos os outros seres vivos. Ainda de acordo com ela, é imoportante aproximar as pessoas da natureza para que se sintam mais perto destes animais, combatendo assim o preconceito, a repulsa, a aflição ou até mesmo a falta de conhecimento que muita gente sente em relação aos animais selvagens.
 

Matí caminhando enquanto era filmada no Pantanal. Foto: Gabriel Choin
 
Por que a Matí?

Matí, uma fêmea de onça-pintada de 3,5 anos de idade que não pode mais retornar à natureza, foi a onça que o NEX escolheu para esse personagem. Ela foi escolhida por seu temperamento mais calmo e por estar acostumada a outros seres humanos.

Quando ainda era um filhote, Matí foi encontrada sozinha em uma rodovia, resgatada e destinada à outro criadouro de animais silvestres, onde foi cuidada até a fase adulta. Com 2 anos ela foi para o Nex através de um programa de intercâmbio genético entre os Criadouros. Por ter perdido sua mãe e sua liberdade quando ainda era um filhote, ela precisou ser cuidada por humanos e acabou perdendo o seu instinto selvagem.

Atualização do site AguaBoaNews em 28/04/2022 - Ler os comentários após o final do texto corrigindo a matéria que a Matí nasceu foi em cativeiro.



Daniela Gianni, Coordenadora de Atividades e Projetos do Instituto NEX, ao lado de Matí no intervalo das gravações no Pantanal.
 
As gravações no Pantanal

Tudo acertado entre o NEX e a novela, chegou a hora de levar a estrela felina para o set de gravação, no meio do Pantanal! Mas primeiro, 2 pontos essenciais precisavam ser pensados com muito cuidado: O bem-estar e a segurança da onça e a segurança para a equipe

O bem-estar da Matí: Para garantir o conforto e tranquilidade ao longo dos 6 dias de gravação, algumas ações foram tomadas durante o transporte e as gravações das cenas, como:

Matí se refrescando nos intervalos das gravações. Foto: Instituto NEX

 
Segurança da equipe: Para garantir que nada saísse do controle, muitas medidas foram tomadas para a segurança da equipe e da própria Matí, tais como:
Tudo dentro da legalidade

Toda essa ação foi realizada em parceria com os órgãos ambientais competentes, com todas as licenças ambientais necessárias. O IBAMA, CENAP, IMASUL e SEMAD-GO autorizaram a realização dessa filmagem, desde o transporte até as acomodações no Pantanal.

Making OFF:
Para fechar esta matéria, deixamos vocês com um vídeo exclusivo de 1 minuto dos melhores momentos das gravações da Matí no Pantanal. Confere só!
Imprimir