Imprimir

Imprimir Notícia

05/04/22 às 20:21

Conselho de Saúde de Água Boa aprova Relatório Anual de Gestão da Saúde

O Conselho de Saúde Municipal aprovou o Relatório Anual de Gestão (RAG) da Saúde no exercício de 2021, em reunião ordinária, na quinta-feira (31). A apresentação foi feita pelo Coordenador de Planejamento e Gestão, Theodoro Carlos Magalhães Pinto, que ressaltou a importância do documento para orientar a elaboração da nova Programação Anual de Saúde.

O coordenador iniciou a apresentação com os dados de demografia e perfil de morbi-mortalidade, pois: “É preciso entender esses dados para saber para quem estamos planejando a Saúde”, explicou.

De acordo com Theodoro Carlos, o RAG também é fundamental para apontar os ajustes necessários no Plano Municipal de Saúde, levando em consideração as demandas vigentes.

 
reuni 2

O RAG é o instrumento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado pelo item IV, do art. 4º, da Lei 8.142/1990, e pela Lei Complementar 141/2012, utilizado para comprovação da aplicação dos recursos, apresentando os resultados alcançados. É ainda, a principal ferramenta para subsidiar o processo de monitoramento e avaliação da gestão do SUS no âmbito Municipal, Estadual e União.

Estiveram presentes na reunião, conselheiros, convidados e o presidente do Conselho Municipal de Saúde Vinícius de Faia Júnior.

O documento é público e pode ser consultado pelo link.
Imprimir