Imprimir

Imprimir Notícia

25/03/22 às 11:07

Governo de Mato Grosso amplia escolas militares e método tem aprovação de professores e alunos em Água Boa

As escolas militares possuem uma rotina diferente das unidades regulares. Meninos com cabelo curto e meninas com coque preso. Logo que chegam, os estudantes entram em forma, o xerife da turma retira as faltas e repassa para o policial militar. Praticam ordem unida e cantam o hino nacional.

Pouco mais de 30 dias letivos desde sua inauguração, a Escola Militar de Água Boa-MT, com o nome de Escola Estadual Tiradentes 3º Sargento PM Justino Pinheiro dos Santos, já mostra os resultados do método que envolve, principalmente, hierarquia e disciplina, que acaba refletindo também na qualidade do ensino.

São nove turmas dos anos 7º, 8º e 9º, do Ensino Fundamental, acolhendo 250 alunos. As aulas estão acontecendo de forma improvisada no prédio da UAB, mas em breve serão transferidas para a Escola Técnica Estadual (ETE), que está em obras.

A criação ou a transformação de escolas regulares em unidades militares, tem sido prioridade no governo Mauro Mendes. Quando ele assumiu o mandato, eram poucas unidades. Hoje já são 21 militares e, em parceria com o MEC, três cívico-militares. Em suas falas, Mauro Mendes diz que quer chegar a 30 até o final do ano.

Além de Água Boa, o Médio Araguaia foi contemplado com uma escola militar em Nova Xavantina nesse início de ano letivo. No Araguaia, as cidades de Barra do Garças e Confresa também possuem unidades. Há poucos dias, o governador anunciou que Porto Alegre do Norte será contemplada com uma escola militar.

Outro município que pleiteia uma unidade é Canarana. Um processo já foi montado e encaminhado para a Seduc. Policiais da reserva foram contatados para trabalhar na futura escola. Ofícios de apoio à iniciativa, assinados por entidades da sociedade civil organizada, estão anexados ao processo.

Vereadores de Canarana Rafael Govari, Subtenente Sancler e Jocasta, visitaram Escola Militar de Água Boa, onde conversaram com o Cel. Galvão, professora Lara e o comandante da PM – Cel. Gyancarlos Paglyneari; Imagem – JOP.
 
Conforme o 1° Tenente PM – Lionai Rodrigo Galvão de Sousa, diretor da Escola Tiradentes de Água Boa, o método faz com que o aluno foque no estudo. “O uso de aparelho celular é proibido no ambiente escolar. Caso ele traga o aparelho, precisa permanecer desligado. O objetivo é fazer com que o aluno foque na aprendizagem da sala de aula”, disse. A direção da escola fica a carga dos policiais militares e o ensino dos professores da rede estadual.

A coordenadora, professora Lara Regina, diz que o esquema hierárquico é um aliado do aprendizado. “A metodologia de ensino utilizada é semelhante das demais unidades estaduais, no entanto, as escolas militares orientam a conduta dos estudantes em um esquema hierárquico dentro e fora da sala de aula, assim, temos a disciplina como aliada no processo de ensino-aprendizagem”, colocou.

Vereadores de Canarana perguntam para alunos se eles aprovam a metodologia das escolas militares; Imagem – JOP.
 
Vereadores de Canarana, que visitaram a escola em Água Boa para conhecer os benefícios desse modelo, perguntaram aos alunos o que eles tinham a dizer do ensino. Um deles respondeu: “É a melhor escola que eu já estudei em Água Boa”. Até o momento apenas um aluno foi transferido por não ter se adaptado.

Quando for transferida para o novo prédio da ETE, a Escola Tiradentes terá 20 turmas e deve dobrar a quantidade de alunos atendidos para mais de 500 em Água Boa.
Imprimir