Imprimir

Imprimir Notícia

08/02/22 às 15:45

PRF apreende cigarros e mercadorias contrabandeadas do Paraguai

Na tarde de ontem (07.02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal abordou um ônibus no km 48 da BR 364, no município de Alto Garças/MT. O veículo fazia a rota Cascavel/PR – Alta Floresta/MT.

Durante a fiscalização aos passageiros do ônibus, foi notado um nervosismo por parte de uma passageira, o que chamou atenção da equipe da PRF. Diante da suspeita, os policiais decidiram realizar uma busca mais detalhada nas bagagens dela, foi então que encontraram diversas mercadorias, tudo sem nota fiscal, dentre elas vários maços de cigarro de marcas que não são permitidas no Brasil.

Questionada sobre a situação, a mulher afirmou ter adquirido as mercadorias no Paraguai e embarcou em Dourados/MS com destino a Cuiabá/MT, local em que reside. Foram apreendidos 350 carteiras de cigarro, itens de perfumaria, brinquedos, aparelhos eletrônicos, bolsas e malas diversas.

Diante dos fatos, a passageira foi detida, a princípio, pelo crime de contrabando sendo encaminhada junto as mercadorias à Delegacia da Polícia Federal em Rondonópolis/MT.

Somente neste ano de 2022, a PRF em Mato Grosso já retirou de circulação mais de 10 mil maços de cigarros contrabandeados, o que contribui com a economia, visto que não são recolhidos impostos sobre esses produtos.

Destaca-se, ainda, que o crime de contrabando de cigarros não só fere as relações de consumo, como também a saúde pública, visto que não possui licenças dos órgãos de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Desta forma, não garante a integridade e a qualidade do produto, além de elevar os riscos para quem consome.
Imprimir