Imprimir

Imprimir Notícia

27/01/22 às 11:36

Polícia Civil tem altos índices de resolutividade em investigações de crimes contra a vida em Barra do Garças

A resolutividade de crimes contra a vida, na forma tentada ou consumada, realizada pela Polícia Civil por meio de investigações da 1ª Delegacia de Barra do Garças, alcançou a média de 75% de casos esclarecidos com a identificação e indiciamento dos autores do crime. 

Os dados registrados na unidade são referentes aos últimos cinco anos (2016 a 2021), demonstrando a eficiência nas investigações nesse tipo de crime. 

Coordenada pelo delegado Adriano Marcos Alencar, a 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, desde 2016, passou a adotar o monitoramento estatístico dos crimes contra a vida para as modalidades tentadas e consumadas, assim como o índice de resolução, tendo o ano de 2018, atingido 100% de resolução nos homicídios. 

Segundo o delegado, o levantamento estatístico busca qualificar o trabalho policial investigativo e quantificar a eficiência do trabalho da equipe, mesclando a atuação de policiais com mais experiência, e de recém-empossados. “Analisando os dados estatísticos de Barra do Garças, verificamos que atingimos o padrão recomendado pelos organismos internacionais, na contramão de outras cidades brasileiras que padecem de índices preocupantes, a exigir mais das forças de Segurança Pública, sendo outra a realidade da região do Vale do Araguaia”, disse Alencar.

O delegado destaca ainda que os bons índices foram alcançados em razão da união da equipe em produzir bons resultados, além da integração das Forças de Segurança da região (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal) e a boa gestão da Delegacia Regional, coordenada pelo delegado Wilyney Santana Borges.

“A união desses fatores promove os meios e ferramentas necessários ao bom desempenho dos policiais que executam a atividade-fim, com fulcro  em uma investigação de qualidade, profissional e de respeito ao cidadão, conquistado alta resolução de crimes, com índices superiores à média mundial de países de primeiro mundo”, finalizou o delegado.


Reconhecimento

Mesmo no período de pandemia, ante as restrições sanitárias e baixas no efetivo policial em decorrência da Covid 19 e suas variantes, a 1ª Delegacia de Barra do Garças, manteve os bons índices, conquistando a Medalha de Mérito da Segurança Pública no ano de 2020, pela Delegacia Regional de Barra do Garças ter sido a Regional que mais reduziu os crimes contra a vida em um patamar de 30%.

(Assessoria)
Imprimir