Imprimir

Imprimir Notícia

31/12/21 às 19:50

Prefeito avalia que Lucas do Rio Verde caminha para se tornar maior entroncamento ferroviário do Brasil

O prefeito Miguel Vaz (Cidadania) avaliou que com a autorização recebida por empresa de logística para a construção do ramal ferroviário que vai interligar Água Boa a Lucas do Rio Verde, o entroncamento ferroviário no município vai ficando mais próximo. O projeto prevê que o novo ramal terá 557 quilômetros de extensão, com foco no transporte de cargas como grãos, fertilizantes, farelo de soja, entre outras.

“A ferrovia é um projeto grandioso que traz outros investimentos para o município. Com a chegada da ferrovia da Rumo e a Fico II, como já é conhecido esse novo trecho até a nossa cidade, Lucas do Rio Verde vai se consolidando, avançando a cada dia, para se tornar o maior entroncamento ferroviário do Brasil”, disse o prefeito.

O contrato de adesão para o projeto de autorização foi assinado entre a empresa e o ministério da Infraestrutura na terça-feira. Com o cumprimento desta etapa, a companhia realizará estudos de viabilidade, além de elaborar o projeto conceitual de engenharia para construção do trecho, que é uma extensão já prevista da Ferrovia de Integração Centro Oeste, que teve o início da obra autorizado em setembro deste ano de Mara Rosa (GO) até Água Boa.

Com isso, a Fico será a segunda ferrovia que deve chegar ao município luverdense que já tem confirmado a Ferrovia de Integração Estadual, partindo de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde (ainda passará por Cuiabá e terá terminal em Nova Mutum).

Também estão em análise pelo ministério pedidos para construção da ferrovia entre Lucas do Rio Verde e Sinop. Empresas já manifestaram interesse pelo trecho. “Isso cria uma perspectiva muito positiva de novos investimentos, de muitas oportunidades, de geração de empregos e de mais indústrias para o nosso município. Isso me deixa muito confiante e otimista com essas informações”, completou o prefeito.
Imprimir