Imprimir

Imprimir Notícia

03/12/21 às 15:30

Cachorra de resgate de Barra do Garças está entre as melhores da América Latina

A equipe de busca e resgate com cães do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças-MT está entre as melhores do Brasil e a cachorra Kendra, da raça belga malinois, de 4 anos de idade, conseguiu se classificar entre as melhores da América Latina em resgate com cães. A Kendra é instruída e acompanhada pelo sargento Sousa. 

Mato Grosso ainda teve mais duas cadelas entre as melhores da América Latina: Mel, que é de Jaciara, e a Luna, que é de Cuiabá. Durante avaliação recente, a equipe dos bombeiros do Araguaia composta pelos sargentos Tavares e Sousa; e os soldados Luiz Carlos, Danielle, Almeida e David teve um excelente desempenho.

A avaliação foi realizada no período de  21 a 25 de novembro, em Cuiabá-MT, da Prova Operativa Nacional de Certificação de cães por Equipes. Certificação essa com padrões internacionais, que habilitam equipes e cães a participarem de ocorrências em todo o Brasil e no exterior. A prova faz parte do  maior evento do Brasil de Busca e Resgate com Cães em Cuiaba/MT. A Certificação Nacional de Cães por Equipe pela LigaBom.

"Somos parte ddesta equipe seleta do Brasil. Por uma vida, todo sacrifício é dever", destacou o sargento Sousa, da equipe de Barra do Garças. É bom ressaltar com palavras do tenente-coronel Parizotto, de Santa Catarina, a maior autoridade no Brasil sobre este assunto, ao destacar que os cachorros de Mato Grosso estão entre os melhores cachorros da América Latina e que a equpe dos bombeiros de Barra do Garcas é a maior referência de busca e salvamento com cães do Brasil.

Uma Simulação com duração de 72 horas, com seis cenários diferentes e 12 vítimas, foi aplicado para os militaes e cães avaliados. Participaram do evento militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, a equipe de Barra do Garcas composta por 6 Bombeiros e 3 cães e teve que manter autonomia própria nesse tempo (alimentação, acampamento, etc).

A prova envolve uma avaliação criteriosa de vários aspectos da equipe como por exemplo: logística, deslocamento da equipe, prova de APH humano e canino, estratégia de busca e a localização das vítimas. 

É bom relatar que umas das provas as equipes tiveram que se deslocarem cerca de 170 km da base  até a Serra das Araras, onde a equipe teve que percorrer a pé cerca de 7 KM até chegar no local das buscas e subir uma serra carregando os cachorros para não serem prejudicados na buscas das vítimas.

Depois de muito suor conseguimos a tão sonhada certificação da equipe pela @ligabomoficial. Um grande passo na nossa história do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso alçando o maior nível da prova. 
Imprimir