Imprimir

Imprimir Notícia

03/12/21 às 15:11 | Atualizada: 06/12/21 às 09:33

Com potencial de capacitar mais de 8 mil pessoas por ano, Polo Tecnológico do Araguaia é lançado pelo Senar-MT em Água Boa

A quinta-feira (02.12) foi considerada um dia histórico para a população de Água Boa. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) lançou a pedra fundamental do Polo Tecnológico do Araguaia. Os primeiros cursos devem ser realizados ainda no primeiro semestre de 2022.

O prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz (MDB), a vice-prefeita Rejane Garcia (PSDB), e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores César de Lara Pinto Filho “Cesinha” (PL), receberam com muita satisfação o Senador Wellington Fagundes (PL), o Deputado Federal Carlos Bezerra (MDB), o Deputado Estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) e o Superintendente do Senar, Chico da Paulicéia.

De acordo com o prefeito Dr. Mariano, esse é um dos maiores e mais importantes projetos que município já recebeu, isso devido a grandeza do projeto, que além de beneficiar a sociedade de Água Boa, também levará conhecimento a toda a região do Vale do Araguaia.

“Temos muito orgulho em fazer o lançamento desta obra, juntamente com o Superintendente do Senar, Chico da Paulicéia e isso foi possível devido o apoio que recebemos de várias autoridades, do empenho da equipe da nossa gestão, do Sindicato Rural e dos vereadores que não mediram esforços para aprovar a compra desta área que destinamos ao SENAR-MT. Estamos investindo na educação e no profissionalismo da nossa sociedade e da nossa região” pontuou o prefeito.

 

“Como os treinamentos da instituição têm aulas práticas, teremos condições de já começar a trabalhar na área doada pela prefeitura”, destaca o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia.

Dividido em três etapas, o evento reuniu lideranças de todos os setores que destacaram a importância de ter um espaço adequado para a formação de mão de obra e cursos profissionalizantes para o setor agropecuário. Todos os que falaram durante o evento mencionaram a falta de mão de obra capacitada e qualificada como uma preocupação e também um problema para o setor.

A primeira etapa foi no Sindicato Rural de Água Boa, onde Chico da Pauliceia apresentou o projeto para as lideranças sindicais da região. A segunda foi na área de 40 hectares doada pela prefeitura, onde foi realizada a solenidade de lançamento da pedra fundamental. Já a terceira parte do evento aconteceu na Câmara Municipal, onde o projeto do Polo Tecnológico foi apresentado novamente aos vereadores, deputados e senadores e também para a população.

O assessor de relações institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini destacou na conversa com os presidentes dos sindicatos rurais, que o polo será de toda a região. “Todo poderão demandar cursos no Centro de Treinamento e, assim vamos ampliando cada vez mais o número de profissionais capacitados e qualificados para atuarem no campo”.

Com potencial para treinar cerca de 8.400 pessoas por ano, o polo tecnológico do Araguaia terá 15 salas de aula amplas. Além disso, terá mais quatro espaços específicos que incluem uma cozinha escola, uma sala de simulação de pulverização e mais duas para aulas de informática.

Foto: Ascom-AB
No espaço de 7.138,61m² serão construídos quatro blocos. Um será para administração com espaço multiuso no andar superior e, mais uma recepção e um auditório para 130 pessoas. O bloco dois será um galpão de máquinas, o três será para a educação formal e o quatro será o refeitório, com sala de aula gastronômica, vitrine e cozinha.

O coordenador de polos tecnológicos do Senar-MT, Wlademiro Neto explica que este polo tecnológico do Araguaia tem o “DNA – Senar”. “Isso significa que será construído para atender as necessidades de capacitação e qualificação de profissionais para atuar no setor agropecuário. É importante destacar que teremos uma estrutura de apoio. Ao todo serão três blocos de apoio nas áreas de cultura”.

Foto: Ascom-AB
O espaço também terá pivô central, estrutura para formação de brigadistas, antena para cobertura de internet e cabeamento de fibra ótica. O centro de treinamento do Araguaia terá ainda como estrutura de apoio, estacionamento de veículos e ônibus, acesso separado para veículos pesados, área de abastecimento e lava-jato, depósito fitossanitário, galeria de lixo com segregação, usina fotovoltaica, alojamento e casa para o caseiro.

Esta unidade ofertará cursos de formação profissional rural e promoção social. Além disso, terá a educação formal oferecendo os cursos da Faculdade CNA e o curso técnico semi-presencial de gestão do agronegócio, fruticultura e zootecnia. O polo tecnológico atenderá toda a região que inclui mais de 20 municípios.
Imprimir