Imprimir

Imprimir Notícia

19/01/16 às 19:01 | Atualizada: 19/01/16 às 19:13

Votorantim anuncia suspensão de atividades em Niquelândia, GO

A Votorantim Metais anunciou que vai suspender, a partir do dia 1º de fevereiro, as operações em Niquelândia, na região norte de Goiás. A empresa informou, em nota, que foi uma "decisão difícil, mas necessária", que teve como responsável as quedas no preço do níquel no mercado mundial. Além da mineradora na cidade goiana, a refinaria de São Miguel Paulista (SP) também deve ter as atividades suspensas.

Segundo o comunicado, divulgado na segunda-feira (19), a suspensão não vai acontecer de uma vez. Primeiro, a extração de níquel na mina de Niquelândia será paralisada. Em seguida, em maio, as atividades produtivas de beneficiamento do minério vão ser interrompidas na cidade. No mesmo mês, a indústria também suspenderá o trabalho na refinaria de São Miguel Paulista.
 
A Votorantim Metais informou que já está negociando as condições de desligamento dos funcionários com os sindicatos da categoria.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Niquelândia e Barro Alto, Geraldo Lopes, disse ao G1 que todos os funcionários ficaram surpresos com o anúncio. “Em 40 anos da empresa aqui na cidade, nunca chegamos numa situação dessa, está um clima de velório”, afirmou o presidente.

Segundo ele, 220 operários da mina devem ser demitidos na primeira etapa da suspensão. Outros 600 serão dispensados em maio. “Temos que considerar também os milhares de empregos indiretos que vamos perder, sem dúvida, podemos falar em cerca de 3 mil desempregados, infelizmente”, disse.

Ainda na nota, a empresa afirmou que a será mantida a “infraestrutura necessária para a garantia da execução dos compromissos legais e socioambientais vigentes, bem como a continuidade por tempo indeterminado dos investimentos nos programas sociais de Niquelândia e São Miguel Paulista”.

Em relação aos fornecedores e clientes da empresa, a Votorantim se comprometeu a manter um diálogo para que todas as necessidades e particularidades sejam avaliadas caso a caso.

Inviabilidade
De acordo com a mineradora, os preços globais do níquel, regidos pela London Metal Exchange (LME), atingiram os valores mais baixos da história ao longo dos últimos anos e, por isso, a atividade econômica tornou-se inviável no curto e médio prazo. Em nota divulgada, a indústria afirmou que no ano de 2015 houve uma redução de 40% nos preços do metal.

A empressa ressaltou, ainda, que a suspensão acontece “até que sejam reestabelecidas as condições de mercado necessárias para a viabilidade do negócio”. Apesar disso, a empresa afirma que espera melhora no preço do níquel, para que as atividades sejam retomadas a longo prazo.
Imprimir