Imprimir

Imprimir Notícia

14/11/21 às 15:59

Araguaia Xingu: Integrantes estão preparados para dar início à 3ª Expedição dia 16

Animação e expectativa para dar início aos atendimentos marcaram o encontro da Justiça Comunitária e representantes dos órgãos parceiros responsáveis por levar serviços judiciais, de saúde, ações de cidadania e de consciência ambiental durante a 3ª Expedição Araguaia Xingu. Serão atendidos seis municípios e quatro aldeias indígenas durante 22 dias de trabalho, de 16 de novembro a 05 de dezembro.
 
“Esta é a reta final de preparação. Todo mundo está animado, muito ansioso para darmos a grande largada. Aqui vamos passar tudo que programamos para a Expedição Araguaia Xingu. São informações da nossa forma de trabalho, metodologia, logística, planejamento para que todos se sintam incluídos”, define o coordenador estadual da Justiça Comunitária, juiz José Antonio Bezerra Filho, conhecido como dr. Tony.
 


Até mesmo quem não colocará o pé na estrada ficou entusiasmado com a empolgação dos integrantes da comitiva. A juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), Christiane da Costa Marques Neves, prestigiou a reunião e desejou sucesso aos integrantes da Expedição. “Fui convidada para participar dessa reunião de alinhamento e a energia é contagiante. As pessoas são muito dispostas, esforçadas, temos ainda dos voluntários e aqui dá pra ver a alegria deles participarem, tenho certeza que será um sucesso, só posso desejar que Deus de em dobro a quem se dispõem a atender o próximo e que eles voltem para seus lares recompensados por tudo que eles fizeram”.
 
Mais de 100 profissionais de 23 entidades parceiras do Poder Judiciário de Mato Grosso e voluntários estão envolvidos na expedição deste ano. Eles são responsáveis por realizar os serviços ofertados pela Politec, Nupemec, PM, PJC, Bombeiros, TRT, Senar, TRE, Marinha, PM Ambiental, Defesa Civil, MP, Receita Federal, INSS, Secitec, Secel, Setasc, Detran, Secretária de Saúde de Cuiabá, Juvam, Energisa, Galvan Escola de Cabelereiros e Defensoria Pública.
 













Toda essa equipe fará a Expedição Araguaia Xingu acontecer em seis cidades (São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia e Cocalinho). “Teremos uma agenda extensa de trabalho, além dos municípios faremos atendimentos em quatro aldeias indígenas uma no Xingu, outra em Santa Terezinha, outra em Luciara e por fim em São Félix do Araguaia. A Justiça Comunitária tem por meta superar os atendimentos dos anos anteriores e nossa expectativa é coroar todos esse planejamento com o trabalho de cada um para termos um resultado excelente ao final da expedição”, reforça o juiz coordenador da Justiça Comunitária.
 
Uma das integrantes da comitiva é a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl. Ela participa desde a primeira Expedição. “Vamos continuar levando educação e cidadania no transito para crianças e jovens de todas as regiões atendidas. Estamos embarcando nesta nova expedição com uma expectativa muito grande de atender dois novos municípios e contribuir com essas ações tão brilhantes”. “Essa reunião de alinhamento é muito importante, pois tira a dúvida dos novos integrantes e todos os participantes das equipes acabam interagindo”.
 





Segundo o dr Tony, a expedição será um grande desafio. “Já colocamos na planilha tudo o que nos aguarda, a maior expectativa está em relação às chuvas na região. Entretanto, sabemos que a população está aguardando pela expedição e pelos serviços oferecidos graças ao comprometimento de cada instituição parceria e da Justiça Comunitária, representando o Poder Judiciário”.
 
O magistrado explica que este ano haverá uma segunda frente de trabalho: o itinerante do INSS, que atenderá a população das Comarcas de Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Agua Boa e São Felix do Araguaia. “São cerca de 1200 processos ajuizados previdenciários que tentaremos formalizar acordos, que já passaram pela Advocacia Geral da União, com a Superintendência do INSS em Mato Grosso e tem proposta de acordo. Essa ação vai impactar no Relatório Justiça em Números par ao TJMT”, comemora dr Tony.
Imprimir