Imprimir

Imprimir Notícia

12/11/21 às 15:15

SISMA promove mobilização com estudantes em prol da realização de concurso público na área da saúde em MT

Com o objetivo de deixar cada vez mais notória a necessidade da realização do concurso público na Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), está mobilizando uma agenda de reuniões voltadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da saúde a áreas afins. O primeiro encontro será realizado de forma virtual, na próxima terça-feira, dia 16, às 19h.

O ato deve abranger estudantes de todas as regiões do Estado, apresentando a esses jovens o plano de carreira, cargos, salários, profissões e qual o déficit atual de servidores da SES.

A Economista de saúde, Lucineia Soares da Silva, explica que, os estudantes são o futuro. “Os estudantes e as universidades precisam entrar nesta luta conosco se não teremos uma grande massa de profissionais fora do mercado de trabalho. O concurso é fundamental para o trabalhador, mas é importante também para a população principalmente no SUS. O profissional da saúde que está à mercê de contratos temporários não poderá estabelecer com aquela população um vínculo que garanta a cada cidadão que aquele profissional estará sempre lá e conhecerá a sua realidade e seu histórico médico”.

Para a presidente do SISMA, Carmen Machado, o concurso público na saúde é necessário para suprir as vacâncias existentes no quadro da SES. “Já são 20 anos sem concurso na saúde, isso significa dizer que nossa carreira está desfalcada. O fato de trazer para discussão e reflexão a necessidade de suprir esses recursos humanos é fundamental que possamos chamar para essas discussões os estudantes da área da saúde e áreas afins, afinal estamos falando sobre mercado de trabalho e sobrevivência de uma carreira que precisa ter estabilidade e planejamento, até porque precisamos de formação específica e para isso é necessário efetividade de concurso público. Os estudantes são fundamentais uma vez que eles são os profissionais que poderão garantir a sobrevivência, a afetividade e a excelência do SUS/MT”, destacou. 

Os servidores e estudantes interessados em participar do ato deverão acessar a sala de reunião no seguinte link: meet.google.com/eqw-vseb-yci
Imprimir