Imprimir

Imprimir Notícia

10/11/21 às 11:40

Empaer doa verduras e legumes ao Hospital de Câncer de Mato Grosso

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza, uma vez por semana, doações de verduras e legumes ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT). Nesta terça-feira (09.11), foram doados 16 caixas de couve, 100 pés de alface, duas caixas de espinafre, três caixas de almeirão, duas caixas de rúcula e duas caixas de batata doce.

A iniciativa, realizada há dois anos, é resultado de uma parceria entre a Empaer e o Sindicato Rural de Cuiabá e beneficia pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade hospitalar.

Toda terça-feira, o engenheiro agrônomo da Empaer Manoel Roque da Costa, responsável pelo Espaço da Agricultura Familiar, localizado no Parque de Exposições da Acrimat, junto com um auxiliar, realiza a colheita que precisa ser feita antes do sol sair. A técnica, segundo Roque, é importante para manter as verduras e legumes frescos e com boa aparência para chegar ao hospital. “Cuido pessoalmente de cada planta. Desenvolvi um sistema de irrigação por gotejamento que evita o desperdício, mantendo as plantas sempre bonitas e frescas”, destaca.

“É um prazer saber que desenvolvemos um trabalho que vai ajudar tanta gente que precisa. Daqui sai um alimento produzido com amor, cuidado e, acima de tudo, de qualidade nutricional”, pontua Roque.

A coordenadora de desenvolvimento institucional do HCanMT, Silvia Negri, ressaltou a importância da doação regular. "A doação, que estamos recebendo do Espaço da Agricultura Familiar da Empaer, nos ajuda, e muito, a levar qualidade alimentar aos pacientes em tratamento. As folhas doadas entram no cardápio nutricional, atendendo, além de pacientes, acompanhantes e colaboradores. São doações como essas que nos ajuda a oferecer atendimento de qualidade, minimizando as dificuldades enfrentadas durante o tratamento. Nós recebemos doações de diversos alimentos, que podem ser trazidos ao Hospital em horário comercial".

Silvia pontuou que para saber da lista atualizada de necessidades, basta falar com a equipe do HCanMT pelo telefone  3648-7567 ou pelo whats no (65) 98435-0386.  

O motorista do HCanMT Edson Fernandes contou que toda ajuda é muito bem-vinda. “Trabalhei na cozinha do hospital por quatro anos e foi uma experiência maravilhosa, por isso, valorizo cada doação de alimento que chega. Buscar essas verduras e legumes e saber que são alimentos de qualidade é uma enorme satisfação”.


Sobre o Espaço da Agricultura Familiar

São 4,3 mil metros quadrados e o espaço é uma vitrine tecnológica com diferentes hortaliças e frutas como banana, limão, laranja, romã, acerola, pitaya e café, voltados para agricultura familiar, além de servir de referência de pesquisa e assistência técnica.

Agricultores familiares e visitantes que tenham interesse em aprender ou aprimorar conhecimento sobre o plantio, cultivo, cuidados com o solo podem visitar o espaço nos horários das 6h às 9h e das 16h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.

Eng. agrônomo da Empaer, Manoel Roque da Costa é quem cuida do Espaço da Agricultura Familiar  Foto: Empaer
Imprimir