Imprimir

Imprimir Notícia

08/11/21 às 18:16

Em parceria inédita, CBMMT recebe capacitação do Corpo de Bombeiros Profissionais da França

O CBMMT, em parceria com o Corpo de Bombeiros Profissionais da França, iniciou nesta segunda-feira (08/11), o primeiro de um total de cinco dias de capacitação junto aos franceses. O objetivo da instrução é contribuir para a redução das ocorrências de degradação ambiental por uso do fogo em todo estado de Mato Grosso.

Estiveram presentes na solenidade de abertura os Srs. Cel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa, Comandante-Geral do CBMMT em substituição legal, Cel BM João Rainho Junior, Diretor de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP),  Cel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, do sr. Serge Giordano, Adido da Polícia da Embaixada Francesa no Brasil, e dos Bombeiros Profissionais franceses Jean François Pantais e Ricardo Carrilho, palestrantes do curso.

A solenidade contou ainda com a presença de dois bombeiros militares da Amazônia, que estarão participando da capacitação e irão auxiliar os bombeiros franceses na tradução.

Na ocasião, o Sr. Serge Giordano destacou ser essa a primeira vez em que a embaixada ministra uma capacitação voltada para os incêndios florestais em território brasileiro, e que nela serão repassadas as técnicas utilizadas pelos bombeiros da França na fase de antecipação, prevenção e combate dos incêndios florestais em seu país.

"Essa capacitação é um exemplo das políticas adotadas pela DEIP, na qual promoverá uma maior qualidade nos atendimentos da população mato-grossense, sendo o cidadão, o maior beneficiado com essas parcerias", destacou o diretor de Ensino, Cel BM Gledson.

Em tempo, o Sr. Cel BM Ricardo elencou que os investimentos do governo do estado de Mato Grosso juntamente com o federal, refletem em parcerias dessa natureza, colocando dessa forma o CBMMT em posição de destaque no que tange aos incêndios florestais no país. Destacou também sobre a importância do apoio e das parcerias que são estabelecidas pela corporação, haja visto Mato Grosso ser possuidor de três dos seis biomas brasileiros, todos com características distintas, o que se torna um grande desafio para a corporação nos combates dos incêndios florestais.

Ao todo, 29 bombeiros militares, entre praças e oficiais que em sua maioria já são especialistas em incêndios florestais, estão participando da capacitação, podendo assim replicar os conhecimentos adquiridos para os demais militares de suas respectivas unidades de lotação dentro do estado Mato Grosso.

Imprimir