Imprimir

Imprimir Notícia

22/10/21 às 10:18 | Atualizada: 22/10/21 às 10:31

Prefeitura de Pedra Preta dá exemplo e investe R$ 600 mil na compra de produtos da agricultura familiar

A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Educação, formalizou na última semana uma compra de R$ 600 mil de produtos da agricultura familiar local. A aquisição dos alimentos foi realizada pelo PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar. São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas.

Todo o processo foi organizado pela Secretaria Municipal Agricultura e Meio Ambiente, Sicredi, Senar, Empaer e associações rurais. “Fizemos uma força-tarefa e conseguimos num curto espaço de tempo viabilizar esse processo tão importante para nossas crianças e também para agricultores familiares. Já estamos trabalhando pesado para concretizar novos investimentos, que esperamos anunciar o quanto antes”, comenta o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Pedra Preta, Agilmar Raimundo da Silva.
 
A ação do poder público municipal atende boa parte dos estudantes do município e gera um grande capital de giro para a cidade. “O prefeito Nelson Orlato pediu prioridade total para que o recurso do PNAE fosse liberado o quanto antes. A merenda escolar é uma refeição essencial para muitos estudantes, que nem sempre têm o que comer em casa. Também não podemos esquecer da questão financeira. A compra dos 30 produtos que compõem a merenda escolar foi realizada no município. O dinheiro que chega para os agricultores familiares vai girar pelo comércio local, que ganha um fôlego nas vendas. Isso representa geração de renda e também de emprego. É assim que fazemos gestão”, pontua a vice-prefeita Iraci Souza, uma das grandes lideranças da agricultura familiar de Mato Grosso.
 
Outros investimentos
 
Em apenas dez meses de trabalho a administração Nelson/Iraci viabilizou caminhão graneleiro para escoamento da produção local, já foram mais de 100 viagens. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Empaer viabilizou a entrega de 700 cestas, feitas com produtos da agricultura familiar, para pessoas carentes.
 
Recentemente o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Pedra Preta, Agilmar Raimundo da Silva e a vice-prefeita Iraci Souza conseguiram, junto ao governo do Estado, uma carga de 500 toneladas de calcário, que foi destinado para trabalhadores rurais do município. Mais de 300 pessoas já foram beneficiadas. A Prefeitura de Pedra Preta ainda conseguiu a cedência de uma pá carregadeira, através Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A máquina também é utilizada em serviços da zona rural.
 
Pedra Preta comporta mais de 800 famílias alocadas em 12 assentamentos rurais. O município tem um dos maiores potenciais de produção de agricultura familiar de Mato Grosso. “O município de Pedra Preta já foi exemplo estadual em projetos que incentivam a produção rural familiar. São apenas 10 meses de trabalho, mas já destravamos problemas de anos. Nossa meta é recolocar nossa querida Pedra Preta no topo do Estado, quando o assunto é agricultura familiar”, completa Iraci.
Imprimir