Imprimir

Imprimir Notícia

22/10/21 às 07:25

Sesc Pantanal vence etapa regional do Prêmio Aberje com documentário que retrata os incêndios de 2020

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal venceu a etapa regional do Prêmio Aberje 2021 (Minas Gerais e Centro-Oeste), na categoria mídia audiovisual, com o documentário “Heróis do Fogo”. A obra, que concorre à premiação nacional, marca a luta de brigadistas contra o fogo na maior Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Sesc Pantanal. Com 108 mil hectares, a área localizada em Barão de Melgaço (MT), no Pantanal Norte, é a maior RPPN do Brasil e teve 93% da sua área atingida em 2020 pelo pior incêndio do bioma nas últimas décadas. 
 
De acordo com a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, o prêmio é um reconhecimento pela atuação memorável de todos que lutaram pelo Pantanal. “Cada dia de combate foi importante e poupou muitas vidas. O prêmio representa um momento de muita luta, garra e união de pessoas que amam o Pantanal. Temos a certeza de que nada será esquecido e, principalmente, o objetivo do documentário é ser um alerta para o que não queremos viver novamente”, destaca. 
 
O documentário, lançado no dia 12 de novembro de 2020, Dia do Pantanal, é um registro histórico e traz depoimentos de quem estava na linha de frente do combate, imagens dos animais sobreviventes, além da fauna e flora atingidas pelo fogo na área conservada há 24 anos.  
 
Embora o fogo tenha alcançado 101 mil hectares da unidade de conservação, muita vida foi preservada. Em meio às imagens de carcaças e bichos feridos vistos em todo o Pantanal, as cenas dos animais vivos e saudáveis chamam a atenção para o trabalho da brigada Sesc Pantanal. Existente há 20 anos, a brigada retardou o avanço dos incêndios, dando tempo de fuga para os animais migrarem para áreas ainda não queimadas ou já atingidas há dias. 
 
Imediatamente, após o fim dos incêndios na unidade de conservação, teve início o levantamento de dados com pesquisadores de diversas partes do país, que integram o Grupo de Estudos em Vida Silvestre (GEVS). No documentário, eles relatam o início desses trabalhos e a ação emergencial realizada para ofertar alimento e água aos animais. 
 
A próxima etapa do prêmio é o Painel de Cases, entre os dias 08 e 12 de novembro, onde os responsáveis pelos projetos vencedores nas regionais apresentam seus trabalhos à Comissão Julgadora do Prêmio Aberje e, assim, concorrem na fase Brasil. 
 
O documentário está disponível no Youtube do Sesc Pantanal, pelo link https://bit.ly/3joUrL6.  
 
Prêmio Aberje 
 
Desde que foi criado em 1967, o Prêmio Aberje vem acompanhando as mudanças do setor e hoje, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, ajuda a promover melhores práticas da comunicação de empresas e instituições de todo o Brasil. 
 
Considerada uma das maiores premiações da área, o Prêmio Aberje chega à sua 47ª edição, com o objetivo de promover e divulgar os esforços e as iniciativas na área da comunicação empresarial em todo o país.
Imprimir