Imprimir

Imprimir Notícia

16/10/21 às 11:49

Outubro Rosa | Alimentação saudável pode ajudar a prevenir câncer de mama

Embora muitos fatores estejam relacionados aos desenvolvimento do câncer de mama, cerca de 13% dos casos no Brasil poderiam ser evitados com a redução de hábitos relacionados ao estilo de vida – como, por exemplo, alimentação inadequada, excesso de peso, falta de atividade física e consumo de bebida alcoólica. É o que revelou recentemente um levantamento do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
 
Conforme explica a esteticista cosmetóloga Albenita Jalles, tais cuidados com o estilo de vida devem ser tomados durante o ano todo. “É muito importante realizar consultas e exames regulares para o câncer de mama. Afinal, a detecção e diagnóstico precoce são essenciais para o tratamento. Mas, além de questões genéticas e outros fatores, é preciso ter em mente que o estilo de vida pode desempenhar um papel crítico e aumentar o risco de desenvolver a doença”.
 
Albenita pondera que uma dieta saudável é como uma peça deste grande quebra-cabeça. “O organismo precisa de defesa para evitar o desenvolvimento de células cancerígenas e são os nutrientes que fazem isso. Sendo assim, uma dieta com grande quantidade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais contribuem com essa missão. Acrescente mais cores no seu feijão com arroz, varie as frutas, verduras e legumes sem amido. Quanto mais colorido seu prato, melhor”. 
 
Por outro lado, a esteticista cosmetóloga Albenita Jalles ressalta que certos alimentos podem aumentar o risco de desenvolver a doença. “É importante reduzir ou, se possível, evitar a ingestão e/ou consumo de álcool, especialmente em excesso; fast foods; comidas fritas; produtos industrializados; carnes processadas; carboidratos refinados; e bebidas açucaradas. Contudo, não se assuste. Aos poucos, você pode ir substituindo esses itens por algo mais adequado”.
 
Como mudanças saudáveis na alimentação, Albenita aconselha: “para começar, dê preferência para alimentos orgânicos e evite conservantes ou embutidos. Salgadinhos de pacote podem ser trocados por castanhas, frutas secas, pães caseiros, pão francês ou tapioca; bolacha recheada pode ceder lugar para frutas ou iogurte batido com frutas, mel e aveia; refrigerante pode ser trocado por água, suco natural ou vitamina de frutas; e macarrão instantâneo por macarrão com temperos naturais e/ou extrato de tomate. Invista em frutas vermelhas e alimentos ricos em fibras”. 
 
A esteticista cosmetóloga reforça que uma dieta balanceada também é especialmente importante durante o tratamento de um câncer de mama. “A nutrição adequada pode ajudar o corpo a se recuperar do tratamento, que pode ter vários efeitos colaterais, como feridas na boca, falta de apetite, náuseas e vômitos. Inclusive, uma dieta saudável pode contribuir para fortalecer o sistema imunológico, manter a força e reduzir a fadiga, entre outros benefícios. Converse com seu médico sobre isso”.
Imprimir