Imprimir

Imprimir Notícia

30/09/21 às 20:19

Unimed Araguaia lança campanha Outubro Rosa com o tema 'Quanto mais informação, melhor a prevenção'

Outubro é mês de falar de prevenção do câncer de mama. Conhecido como Outubro Rosa, o movimento lembra a importância da prevenção do câncer de mama e reforça que, quando diagnosticado precocemente, pode ser tratado e curado. 

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama atinge mais de 60 mil mulheres ao ano no Brasil. 

Disseminar informações sobre a doença e garantir acesso a serviços de diagnóstico precoce é o que pretende a “Campanha Quanto mais Informação, Melhor a Prevenção”, criada pela Unimed Araguaia, e que será lançada amanhã às 9 da manhã em uma coletiva de imprensa na sede da Cooperativa. 

“Tudo isso tem como intuito reduzir tanto os novos casos quanto a mortalidade decorrente do tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil. Entretanto, tal situação precisa ser discutida e enfrentada pelos diversos setores da sociedade. Não se deve naturalizar uma doença que tem grandes possibilidades de recuperação a partir de uma identificação precoce. Da mesma forma, não se pode encarar o Outubro Rosa como uma campanha comum e tradicional que se caracterizaria somente pela iluminação de prédios e monumentos e pelo uso da fitinha rosa no peito. É necessário irmos além", destacou a presidente da Unimed Araguaia Dra. Darcyane Assis Faria

A Medicina Preventiva da Unimed Araguaia com o seu novo Espaço Viver Bem, localizado ao lado do antigo prédio do hospital MedBarra, cria com essa ação um momento único para o debate crítico, aprofundado e propositivo. Esta sequência didática visa à construção de uma campanha educativa em torno da prevenção e do combate aos tipos de câncer que mais atingem as mulheres no Brasil: o de mama, o de cólon e reto, e o de colo de útero

Assim, a partir do estímulo à produção de uma campanha educativa para veiculação concreta junto a sociedade que é debater fatos e mostrar estatísticas relacionadas à incidência do câncer de mama no Brasil, a Unimed Araguaia espera produzir uma campanha educativa consonante com o Outubro Rosa, a fim de veiculá-la em diversas mídias no Araguaia.

“Estamos iniciando a campanha Outubro Rosa, e vamos oferecer aos clientes da Unimed Araguaia e ao público em geral vários conteúdos e oportunidades para entender mais sobre a prevenção do câncer de mama. Teremos lives sobre prevenção, um dia de prevenção com diversas atividades no Espaço Viver Bem, Palestras no auditório da Unimed, e ainda teremos isenção do custo da co-partipação no exame de Mamografia a todas as nossas beneficiárias com idade dos 40 aos 69 anos durante todo o mês de outubro”. Ressaltou a Dra. Anne Beatriz médica Oncologista da Unimed Araguaia.

O câncer de mama é uma doença silenciosa e relativamente rara antes dos 40 anos, porém acima dessa faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente, por isso é tão importante a prevenção com o autoexame e mamografia. 

O autoexame é importante, pois através dele pode se sentir um nódulo ou algo que não é comum estar ali, ao primeiro sinal, um profissional médico deve ser procurado, o diagnóstico precoce eleva as chances de um tratamento eficaz em mais de 95%.
Imprimir