Imprimir

Imprimir Notícia

29/09/21 às 14:04 | Atualizada: 29/09/21 às 14:19

Unemat oferece curso gratuito de Formação de Leitores Iniciantes

O Curso “Formação de Leitores Iniciantes:  Leitura Guiada dos Livros da Série Pindorama” tem o intuito de incentivar o hábito da leitura entre jovens e abordar as múltiplas possibilidades de se pensar a literatura infantojuvenil, valorizando os personagens da nossa cultura e os autores brasileiros. No decorrer do curso serão realizadas leituras coletivas, debates e palestras.
 
Para a coordenadora do curso Dra. Fabiana Souza de Andrade “o projeto é uma oportunidade para a Universidade desenvolver extensão com impacto na sociedade, estamos incentivando a leitura e mostrando que é possível abordar a literatura de forma divertida e acessível, sem perder o seu potencial crítico e reflexivo”.

Para essa primeira edição serão lidos os três volumes já disponíveis da série Pindorama, do autor Guilherme Viana e publicado pela editora Skull. Sendo eles “O tratado dos pés descalços”, “O segredo do Rio Amazonas” e “O reliquista das clareiras”.
 
A série Pindorama é uma fantasia nacional, com previsão de cinco volumes. Temos no enredo principal a história de André, um menino de doze anos de idade, que sempre foi tratado com desprezo, ou excesso de cuidado, e tudo isso porque nasceu sem uma das pernas. Seu pai sempre se esforça para provar que ele pode ser tão feliz quanto qualquer jovem de sua idade e quando misteriosos fenômenos começam a acontecer, André descobrirá que sua história está ligada a personagens do folclore brasileiro.
 
Fazem parte da equipe organizadora do curso: representando a Unemat temos a bibliotecária Dra. Fabiana Souza de Andrade, o supervisor de biblioteca João Cleito Oliveira de Souza e o professor mestre Everton Neves dos Santos; da Seduc, temos de Alto Araguaia o diretor da E.E. Arlinda Pessoa Morbeck Me. João José Alencar e a professora de Língua Portuguesa Leisa Mara Baronas; da rede municipal de educação básica de Alto Araguaia temos a pedagoga e  professora de letras Tatiana Carvalho Silva; e na equipe de tutoria e marketing digital as jornalistas e estudantes de licenciatura pela Unemat, Chaiani Rosso e Wanderléia Pereira da Silva.
 
O professor mestre e coordenador do curso de direito da Unemat/Rondonópolis, Everton Neves é um grande entusiasta da leitura, como ferramenta de inclusão.
 
O educador conta que o mundo das letras é responsável pelo desenvolvimento intelectual desde muito cedo. “Eu venho de uma família muito humilde, mas fui estimulado a estudar e ler muito. Foi através da leitura de uma infinidade de exemplares, que adquiri o gosto pelo conhecimento, pela busca de novas informações e assim não parei mais. Continuo um leitor assíduo e estou sempre estimulando meus filhos, mostrando sempre que por de trás de capa de uma revistinha em quadrinhos ou livro tem um mundo novo e pronto para ser explorado”.
 
As reuniões do clube acontecem todas às quintas-feiras, das 15h40 às19h40, via link do Google Meet. As inscrições com direito a certificado de 60 horas para quem tiver 75% de presença estão encerradas. Mas, caso deseje assistir as próximas palestras pode enviar e-mail para nuepe.egm@unemat.br, nesses casos poderá solicitar uma declaração de duas horas como participante a cada encontro que estiver presente.
Imprimir