Imprimir

Imprimir Notícia

28/09/21 às 20:45

Avião sai da pista durante decolagem no aeroporto de Goiânia

Um avião saiu da pista enquanto decolava do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, por volta de 12h desta terça-feira (28). Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), ninguém se machucou.
 
Funcionário de uma empresa de transportes, o carregador Freud Nunes Santos viu tudo de longe e disse que o acidente chamou a sua atenção. Ele conseguiu gravar o vídeo acima que mostra momentos depois do acidente.
 
"Parecia que ele estava pousando na pista, mas passou do limite. Ele desceu e levantou a terra toda. Logo o pessoal da emergência chegou e jogou aquele jato de espuma", contou.
 
Por meio de nota, a Infraero informou que "uma aeronave modelo Westwind III, que presta serviço de táxi aéreo, ultrapassou o limite da pista no momento em que se preparava para decolagem".
 
A empresa responsável pela aeronave é a Brasil Vida Táxi Aéreo. Por meio de nota, a companhia informou que transportava um paciente quando o acidente aconteceu, mas que ele estava " consciente, sem ferimentos, sem queixas e sem relatos de dor".
 
Por precaução, a empresa o transportou ao Hospital Albert Einstein de Goiânia. Em nota, a unidade informou que o paciente chegou estável, consciente, orientado e que está passando por uma série de exames.
 
Também segundo a nota, a empresa, "possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)" e que já providenciou nova aeronave para transportar o paciente.
 
Por fim, a companhia disse que "o acidente foi comunicado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para determinar a causa".
 
Ainda de acordo com a empresa, a equipe de bombeiros da Infraero atuou imediatamente no local.
"Em função da ocorrência, a pista ficou interditada por 40 minutos e, após vistoria, foi liberada às 12h47min. Sem impactos operacionais", conclui a nota.
 
Investigação
 
O Cenipa informou que os investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.
 
Disse ainda que, nesta ação inicial, os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. O centro informou que não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência.
 
Aeronave que saiu da pista durante decolagem no Aeroporto Santa Genoveva — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Aeronave que saiu da pista durante decolagem no Aeroporto Santa Genoveva — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Imprimir