Imprimir

Imprimir Notícia

24/09/21 às 18:31

Produção de lavoura experimental de nova variedade de banana da terra desperta interesse

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) da regional de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) atenderam, nesta quinta-feira (23.09), uma equipe da Secretaria de Agricultura de Barra do Bugres interessada em informações sobre a produção da banana da terra anã.

A lavoura experimental de 1.5 hectares é gerida pelo Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empaer e, há oito meses, foi realizado o plantio de 4.000 mudas no sistema irrigado por aspersores subcopa.

Durante a apresentação, a secretária de Agricultura de Barra do Bugres, Maria Aparecida Garcia destacou que o objetivo da visita técnica foi conhecer o projeto e pretende futuramente junto a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) viabilizar a aquisição de mudas para os pequenos produtores da cidade.

O coordenador do Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia, Eliebe Francisco Moreira, destacou o interesse de outros municípios e de produtores locais na cultura. Junto com o técnico Marcel do Nascimento, explicaram que a variedade segue em estudo com perspectiva de ser lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o ano que vem.

Marcel do Nascimento, engenheiro agrônomo, e Ciro Cercino dos Santos, agente técnico, há 30 anos na Empaer, disseram que a propagação das futuras mudas serão através de Unidade de Referência Tecnológica (URT) para os municípios interessados
.  

Imprimir